A mesa diretora da Câmara de de Cairu, tendo como presidente, Diego Meireles; Elielson Palma, vice-presidente e Wesley Magno, secretário apresentou e foi aprovado por unanimidade a outorga da Comenda Lucas Giraldes,  a maior condecoração do legislativo municipal.

A solenidade de entrega será no dia 07 de outubro em sessão solene e é conferida ao cidadão que tenha reconhecimento e destaque pela atuação na vida pública, privada ou que tenha prestado relevantes serviços para o progresso e desenvolvimento do município arquipélago de Cairu.

Segundo o presidente da casa, vereador Diego Meireles a honraria é um marco histórico da consolidação e fundação da Vila Nossa Senhora do Rosário de Cairu. ” Lucas Giraldes foi o fundador da Vila de Cairu, em 1610, disse Diego Meireles

As personalidades agraciadas com a Comenda serão o ex-deputado estadual e atual prefeito de Cairu, Hildécio Meireles; o empresário Luiz Mendonça Filho; Antônio Isaias, ex-vice prefeito e pesquisador; Fausto Franco, ex-secretário de Turismo da Bahia e o atual secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.

A criação das vilas de Cairu, Boipeba e Camamu foi ordenada em 1565, pelo segundo donatário da Capitania de Ilhéus, Lucas Giraldes, ao seu procurador, Baltazar Ferreira Gaivoto, Este delegou sua fundação a João de Andrade. O objetivo, segundo Silva Campos, era “instruir núcleos de moradores brancos que constituíssem outros tantos centros de resistência às incursões do numeroso e fero gentio daquela parte do feudo, bem como de atração dos índios mansos, estes aliados dos portugueses.

Além de vantagens outras que acarretariam em benefício do desenvolvimento da região. Mesmo com a criação de vilas, os aimorés não perderiam o seu poder de guerrear e levar pânico à população já instalada na região. Quando isso acontecia, portugueses, mamelucos e índios aculturados fugiam para as ilhas de Tinharé e Boipeba, uma vez que estes não se arriscavam a entrar no mar, pois não sabiam nadar, nem possuíam canoas ou outro tipo de embarcação.

Foto by yaryodopoder.blogspot.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.