Aumento ocorre em todo o país; busca por procedimentos com aspectos mais naturais se torna tendência

Camila Lúcia Amaral, de 25 anos, viu a sua vida mudar após o desejo de fazer harmonização facial. “Só conseguia pensar nisso. Não me sentia eu mesma, principalmente por usar muitos filtros nas redes sociais. Para parar de usá-los, precisava melhorar a minha autoestima, e foi a harmonização leve que ajudou. Não queria algo que me deixasse também irreconhecível”, exclama.

Mas a jovem não está sozinha neste desejo repentino. A mais recente pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) trouxe à tona um notável crescimento de 390% na busca por procedimentos estéticos no país. A pesquisa, que abrangeu cerca de 1,2 mil entrevistados, revelou que aproximadamente 80% deles já haviam se submetido a algum procedimento não invasivo.

No Nordeste, o crescimento da harmonização facial está em 50% desde 2022. Dentre os participantes da pesquisa, 15% manifestaram interesse em passar por algum ajuste facial no futuro.

Em 2020, as ferramentas de pesquisa, como o Google, registraram um aumento significativo de 540% nas consultas relacionadas à Harmonização Facial, evidenciando o contínuo interesse pelo tema. Outros procedimentos, como botox e ritidoplastia, também fazem parte da lista dos mais buscados.

Harmonização com aspecto mais natural é a principal busca:
O mesmo receio de Camila, inclusive, é o medo de grande quantidade das pessoas que buscam atualmente pelo serviço. A Dra. Anuska Lima (@anuskalima), referência na área de harmonização, explica que a harmonização facial pode sim parecer mais natural. “Muitas pessoas me procuram para desfazer procedimentos anteriores e deixá-los com aspecto mais natural. Elaboro apenas procedimentos estéticos personalizados e sem exageros”, conta, enquanto fala também sobre o projeto Você Sem Filtro. “Quero que as mulheres que passam pelo meu atendimento saiam desse mundo virtual e se amem cada vez mais com peles reais. Por isso, faço tratamentos que realçam a beleza existente”, diz a doutora.

Para a Dra. Anuska, o aumento na procura por procedimentos estéticos no Nordeste é ainda mais compreensível. “O clima quente, a incidência intensa de luz solar e os períodos de seca impactam diretamente na saúde da pele, contribuindo para o surgimento de manchas e a aceleração do processo de envelhecimento. Por isso, usar protetor faz tanta diferença”, elabora a profissional, que tem sido procurada também para procedimentos que melhoram a qualidade da pele, com utilização de bioestimuladores de colágeno e tratamentos com laser Lavieen.

Os procedimentos mais demandados na harmonização envolvem toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e bioestimuladores. “Essas intervenções são menos invasivas e proporcionam resultados imediatos, remodelando os contornos faciais e reduzindo sinais de envelhecimento. Tudo isto facilita para o crescimento da procura”, diz a doutora, que quebra os estigmas sobre harmonização orofacial, ela é formada há 10 anos como cirurgiã-dentista, além de especialista em harmonização orofacial e ortodontia.

Mesmo com procura, o medo ainda é grande e os mitos são diversos:
Apesar da procura crescente, o receio ainda é um obstáculo para muitos. Os procedimentos estéticos frequentemente suscitam inquietações nos pacientes, mas é importante desmistificar alguns conceitos equivocados.

Um dos mitos é a crença de que a eficácia do procedimento diminui com o tempo, o que a Dra. Anuska refuta explicando. “É possível realizar reaplicações que vão funcionar da mesma maneira que a anterior, visto que o organismo absorve os produtos utilizados, garantindo resultados consistentes a cada aplicação. É necessário apenas respeitar o intervalo correto” exclama.

Outra preocupação comum é que a harmonização facial reduz a sensibilidade facial, o que também é infundado, uma vez que as aplicações “são superficiais e não afetam a sensibilidade”, como explica a profissional.

Finalmente, a Dra. Anuska enfatiza que a harmonização facial é adequada para todos os tipos de pele, inclusive para aqueles que possuem pequenas cicatrizes de acne provenientes da adolescência e manchas solares.

 

Por Fábio Almeida

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.