Isaías Menezes Pereira, conhecido como Zai Pereira, é formado em história pela UNEB, um artista de Valença que mora atualmente na Austrália junto com sua esposa, Maíra Góes. É filho do fotógrafo Jonas Andrade, agricultor e empresário, natural da zona rural de Valença, e de Jandira Menezes, proprietários da empresa Até & Foto.

Após lancar o xote “Quando der, deu”, em maio deste ano, ele divulgou que o novo lançamento é uma de suas melhores canções: Ó paí, Mandela! Um funk feminista e antiracista, com batidas de maculelê e um pouco de rap.

A letra não foi revelada, mas a expectativa é que Zai tenha utilizado o gingado baiano e expressões típicas do estado com a maior população negra do país para conversar com o líder do movimento contra o Apartheid – legislação que segregava os negros. O termo: “Ó paí” remete uma forma de chamar a atenção para uma situação e lembra o filme brasileiro, lançado em 2007, que teve elenco do Bando de Teatro Olodum: “Ó paí, ó”, que mostra o ritmo e a cultura oral da Bahia numa história de personagens tipicamente baianos, que vivem num animado cortiço do centro histórico do Pelourinho.

A referência do título da música de Zai traz a expectativa de que a composição vai mostrar como o racismo ainda é forte na atualidade, denunciando a Mandela, num diálogo, um conjunto de práticas estruturadas com base na discriminação que, ainda hoje, privilegia uma raça desfavorecendo os negros.

Nelson Mandela foi um advogado, líder mundial da luta anti-racista e primeiro presidente democrático da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como a mais importante referência da África Negra contra o regime de segregação racial, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como “Madiba”. Condenado em 1964 à prisão perpetua, foi libertado em 1990, depois de grande pressão internacional e morreu em 2013.

Zai havia revelado ao nosso site que a música seria lançada ainda este ano e mais vem por aí: ele promete também mostrar outros trabalhos de sua autoria em diferentes ritmos como axé e reggae.

Em suas redes sociais, a divulgação de “Ó paí, Mandela!” está sendo feita no Facebook “Zai Pereira” e pelo Instagram @_zaipereira. Ele criou um evento para mobilizar os amigos que podem acompanhar notícias, cartazes, fotos da capa, link de pré-save e as lives.

Clique no link para participar:

https://fb.me/e/1CgJeCInV

“Muito obrigado pelo apoio e carinho de sempre. Estamos fazendo tudo com muito amor e paciência pra vocês!”, escreveu Zai.

Os usuários de servicos de estreaming já podem seguir o cantor no Spotify ou em outros aplicativos de música (Deezer, YouTubeMusic, AppleMusic, ClaroMusic, AmazonMusic, etc).

Segue o link:
https://open.spotify.com/artist/4aqFxUUZMhGXJhyKIMmHQU?si=OMdSPGtLT62y3wHUkXKSag

Fonte: Baixo Sul em Pauta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.