Cultura Empreendedora

Entre janeiro de setembro do ano passado foram registrados mais de 143 mil novos CNPJs do ramo no Brasil

Formado por cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, entre outros prestadores de serviços, o setor de beleza segue em alta. Somente de janeiro a setembro de 2023, foram abertos 143.306 microempreendedores individuais (MEI) no Brasil – cerca de 524 novos estabelecimentos por dia. Os dados são do levantamento feito pelo Sebrae com base em informações do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal.

Os empreendedores do segmento somam mais de 5% dos 2,9 milhões microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas formalizadas no ano passado. O índice expressivo de empresas de beleza acompanha a tendência de crescimento dos últimos anos, já que em 2022, logo após a pandemia, foram registrados 186 mil novos negócios.

Confira dicas do Sebrae para que empreendedores do setor possam se destacar nesse mercado em expansão:

Serviço – Oferecer uma experiência de qualidade, com uma equipe competente e antenada às inovações tecnológicas do ramo de cosméticos e da indústria de equipamentos voltada para a estética é um diferencial.

Especialização – É importante estar atualizado e se especializar para atender a um volume maior de clientes.

Nicho – Focar em mercados específicos, trazer consciência de propósito e ambiental é fundamental, haja vista que as gerações atuais e futuras tendem a se preocupar com a pauta ambiental.

Canais digitais – É necessário estar conectado com os clientes por meio das redes sociais, formando uma comunidade em torno do negócio.

Parcerias – Trazer as marcas como parceiras, oferecendo os produtos de qualidade com custo compatível com o público que atende.

Digitalização – 100% da gestão deste negócio deve ser digitalizada. Trabalhar com dados e ter uma gestão inteligente (conhecer os clientes, valores, comparar períodos e entender quais profissionais apresentam melhor faturamento).

 

Por Rafael Lopes/ Foto by kyte.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.