A busca por segurança alimentar e produtos de qualidade ganhou um impulso significativo na Bahia com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que atua para promover os produtos da agricultura familiar, permitindo que eles acessem tanto os mercados institucionais quanto os convencionais. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), esse serviço foi impulsionado em parceria com os Consórcios Públicos Intermunicipais, promovendo uma série de certificações em todo o estado.

O município de Caetité celebra seu primeiro empreendimento certificado pelo SIM: o Laticínio Dois Unidos, que produz queijo Mussarela e Manteiga. Cristiane Jesus, representante do laticínio, compartilha sua experiência de sucesso. “O Selo do SIM nos auxiliou muito na questão comercial dos produtos, ampliando nosso alcance. Conseguimos aumentar nossas vendas, pois agora estamos vendendo também nas cidades vizinhas”.

Mas a onda de certificações não parou por aí. No mês de julho, outras importantes agroindústrias se juntaram ao grupo das certificadas, como a Unidade de Beneficiamento de Leite, em Correntina, uma Unidade de Beneficiamento de Ovos e outra de Produtos de Abelha, em Carinhanha, uma unidade de Beneficiamento de Ovos Caipiras, em Araçás, e uma Unidade de Beneficiamento de Mel, em Riacho de Santana. A previsão para 2023 é certificar mais 62 agroindústrias em diversas regiões da Bahia, consolidando ainda mais a segurança alimentar e a geração de renda no estado.

Em Araçás, o entreposto de beneficiamento de ovos da Granja Santa Helena também tem motivos para comemorar. O administrador do projeto, Juliano Lefundes, comenta os avanços após a certificação. “O Selo nos tira de uma condição irregular e nos permite oferecer a garantia de que os nossos produtos são de qualidade e possuem uma segurança sanitária. O nosso entreposto hoje atende aos requisitos de higiene em toda a cadeia do ovo, desde a produção, seleção, limpeza e higienização, embalagem e transporte”, analisa.

As ações evidenciam a parceria e a cooperação entre as instituições envolvidas. A CAR, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem sido um pilar nesse processo, e já investiu mais de R$ 8 milhões na implantação do SIM. Esse investimento tem impulsionado a certificação das agroindústrias.

Com 130 agroindústrias certificadas e 724 produtos com SIM, a Bahia colhe os frutos de uma iniciativa que promove emprego, renda e alimentos saudáveis, garantindo qualidade e segurança dos consumidores.

O SIM é um compromisso com a saúde pública e a segurança alimentar da população, cumprindo inspeções e fiscalizações rigorosas dos produtos de origem animal. Em parceria com Consórcios Públicos e prefeituras municipais, o SIM fortalece a comercialização de produtos como carne, leite, ovos, mel e pescados, respeitando as normas exigidas, agregando valor aos produtos e garantindo o desenvolvimento dos territórios onde as agroindústrias estão inseridas.

Silvia Costa/ Assessoria de Comunicação da CAR

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.