Por Luiza Nascimento | Foto: Vagner Souza/Salvador FM

Conhecida internacionalmente por sua beleza natural, maior Carnaval do mundo e culinária marcante, Salvador é um berço cultural e caminhar por suas ruas é uma verdadeira aula de História.

Hoje a cidade completa 473 anos e, ainda restrita com as medidas de prevenção contra a Covid-19, não contará com grandes festas de comemoração.

HISTÓRIA

Salvador foi fundada no dia 29 de março de 1549, por Tomé de Sousa, que na época era governador-geral do Brasil. São Salvador da Bahia de Todos os Santos, como foi batizada, levou esse nome por ter recebido a primeira expedição exploratória no dia 1º de novembro, data em que é comemorado o Dia de Todos dos Santos.

Criada no período do Renascimento, a cidade é uma das mais antigas do continente americano e uma das primeiras planejadas do mundo. Além de primeira cidade do Brasil, Salvador foi palco da primeira sede da administração colonial portuguesa, se tornando a primeira capital do país, título que manteve até 1763.

Em suas ruas há muita história! A memória do catolicismo dos portugueses em suas igrejas barrocas, as memórias indígenas no culto à imagem da Cabocla e as tradições africanas nos terreiros de candomblé estão presentes. Hoje é a cidade que contém a maior população negra fora da África.

Salvador foi palco da guerra que resultou na Independência da Bahia, em 1823. Além disso, a cidade foi sede de competições esportivas importantes como Copa América de 1989, Copa das Confederações FIFA de 2013, Copa do Mundo FIFA de 2014 e os Jogos Olímpicos de Verão de 2016.

SOTEROPOLITANOS

Com quase 3 milhões de habitantes, Salvador é a terceira cidade mais populosa do Brasil. Chamados de soteropolitanos, os moradores locais são conhecidos mundialmente por sua receptividade, humor característico e dialeto inconfundível.

“Massa”, “vei”, “barril dobrado”, “oxe”, “pegue a visão”, “se pique” e “cole de mermo” são algumas das expressões que só quem conhece, entende.

TURISMO

Por ano, cerca de 9 milhões de turistas visitam o local para curtir o Carnaval e visitar os principais pontos turísticos da cidade.

Pelourinho, Elevador Lacerda, Farol da Barra e Basílica Nosso Senhor do Bonfim são alguns dos pontos mais procurados da região.

ECONOMIA

Cidade portuária, centro administrativo e turístico, Salvador é o centro econômico do estado da Bahia e possui o maior PIB do Nordeste. Ela abriga a sede de importantes empresas como Odebrecht, Braskem e Coelba.

Relacionadas

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.