A escritora Silvana Andrade dos Santos estará lançando o seu livro “Tecido pela Escravidão – tráfico e indústria na Fábrica Textil Todos os Santos(Bahia, c.1840-1870). O lançamento será no dia 13 de maio, às 10h, no foyer do Centro de Cultura Olívia Barradas, localizado na Rua Maestro Barrinha. Após o lançamento terá uma roda de conversa sobre os 136 anos da abolição: história e memória da escravidão. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação com a realização da Biblioteca Municipal Ruy Barbosa.

Silvana Andrade dos Santos nasceu em Valença, filha de um agricultor e uma professora. Cresceu no povoado da Tesoura 2, zona rural do município de Presidente Tancredo Neves. É graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia, Campus V, Santo Antônio de Jesus. Mestra e Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente desenvolve pós-doutorado na Universidade de São Paulo, a partir do qual foi pesquisadora visitante no Conselho Superior de Investigações Científicas na Espanha.

Entre suas experiências profissionais, foi professora na Universidade Federal Fluminense e na Universidade Estadual do Norte do Paraná; e Coordenadora Geral da Educação no município de Presidente Tancredo Neves. Desde 2010 se dedica a estudar a história de Valença e do Baixo Sul da Bahia, tendo apresentado e publicado inúmeros trabalhos a respeito da região. É uma das organizadoras do livro “Tráfico e traficantes na ilegalidade” e autora do livro “Tecido pela escravidão”, que será lançado no evento.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.