Final do 1º Concurso da Moqueca em Salvador destaca a riqueza gastronômica da Bahia

 O cheiro de azeite de dendê tomou conta da Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador, neste sábado (9). O espaço sediou a final do 1º Concurso da Moqueca, evento realizado em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel), para destacar a riqueza gastronômica da Bahia e fortalecer o turismo gastronômico. O chef Danilo Amaral levou o troféu Dendê de Ouro para Santa Cruz de Cabrália. A Moqueca de Peixe do Maroca, do Restaurante Maroca Praia, foi a vencedora do concurso.

Danilo se disse feliz em participar do concurso com a receita, cuja base culinária ele traz da avó, dona Maria D’Ajuda, conhecida como Maroca, apelido que batiza a moqueca de peixe, guarnecida por arroz, pirão, farofa de dendê com panko e banana da terra. “A Bahia só tem a ganhar com esse concurso. Foi muito importante pra mim participar, porque eu defensor da culinária baiana, da cozinha brasileira que, pra mim, é só o início para a gente enaltecer ainda mais a cozinha baiana no mundo”.

 Moqueca de Polvo com Camarão Pistola – Chef Aldo Balada, do Restaurante Cabana do Manoel

O segundo e o terceiro lugares ficaram com o Restaurante Cabana do Manoel (da Praia de Guaibim, em Valença – Costa do Dendê), com a Moqueca de Polvo com Camarão Pistola, apresentada pelo Chef Aldo Balada, e a Moqueca de Caju, da Chef Katiana Alves, do Restaurante Sabor da Serra, em Lençóis, na Chapada Diamantina. A competição, contou com uma etapa seletiva intensa, com a participação de 211 restaurantes das 13 zonas turísticas do estado. Desses, 75 foram selecionados para a fase seguinte, passando por uma votação popular online que recebeu mais de 11 mil votos.

O secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, destaca a importância do concurso para fomentar o segmento gastronômico e promover a tradicional iguaria baiana. “A gastronomia é um dos itens mais importantes na definição da escolha de um destino pelos viajantes. A Bahia tem uma gastronomia muito rica, liderada pela moqueca. Promovendo este concurso, estamos, indiretamente, fazendo uma promoção do destino Bahia, estimulando que as pessoas venham à Bahia conhecer a rica gastronomia que temos, baseada na cultura africana”, afirma o secretário.
 A parceria entre a Setur-BA e a Abrasel foi essencial para o sucesso do evento. O presidente-executivo da Abrasel-BA, Luiz Henrique do Amaral, destaca a relevância da competição e a colaboração da Setur na sua realização. “Esse é um projeto muito importante, que a gente esta tendo a capacidade de realizar em conjunto, e graças ao apoio e parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, que foi fundamental desde o primeiro instante, com o anúncio da moqueca como um dos 20 melhores pratos do mundo; nos reunimos e buscamos realizar o concurso de hoje”, ressalta Amaral.

Os irmãos Victor e Sérgio Pessoa, do Restaurante Dois Dois, fundado há 40 anos pela matriarca da família, em Nova Viçosa, concorreram com a moqueca de peixe ao molho de camarão, que traz um ingrediente especial na receita: o biribiri. Emocionado, Victor fala do sentimento de chegar a essa etapa da competição. “Estamos lá no extremo sul da Bahia, a mil quilômetros da capital, mas usamos o que está na nossa veia, que é o dendê, para fazer a nossa moqueca baiana. A gente trabalha nosso prato com muito amor, isso vem de família. O diferencial dessa moqueca a gente aprendeu com nossa mãe, que é um tempero de família”, conta o chef Victor Passos.

 Além da competição gastronômica, a final do concurso ofereceu ao público a oportunidade de apreciar receitas de moquecas tradicionais e exóticas, além de desfrutar do show da banda Filhos de Jorge e da vista para a Baía de Todos-os-Santos. O acesso ao evento foi garantido a partir da doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à campanha Bahia Sem Fome, desenvolvida pelo Governo do Estado.
Os pratos apresentados nesta final representaram oito cidades baianas, além de Salvador, e foram avaliados pelo júri composto pelos profissionais Nara Amaral (Di Janela); Katia Amaral (Ki Mukeka); Jaqueline Bonfim (SENAC); Odilon Castro (UFBA); Luiza Talento (Unifacs); Dina Rachid e Rita Santos (ABAM).

Os ganhadores do concurso da Melhor Moqueca da Bahia levaram pra casa os troféus Dendê de Ouro, Dendê de Prata e Dendê de Bronze, conferidos aos primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, confeccionados pelo artista plástico Marcos Vianna.

 

Repórter Laís Nascimento/GOVBA/Fotos: Mateus Pereira/GOVBA; Assessoria Cabana do Manoel/Edição: Vanessa Andrade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.