Uma celebração especial para os talentosos estudantes da Escola Municipal Padre José de Sousa e Oliveira, que participaram da 45ª edição da “Operação Cisne Branco”, um concurso de redação promovido pela Prefeitura de Valença em parceria com a Marinha do Brasil, com o intuito de destacar a crucial contribuição da Marinha na consolidação da independência do Brasil.

Na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental, o primeiro lugar foi conquistado por João Gabriel Silva Madureira, seguido por Lucas Mendes Noronha em segundo e Mariana Raiana de Jesus Viana em terceiro. Na categoria Educação para Jovens e Adultos (EJA), Joseane Rocha de Jesus Ramos foi a grande vencedora, seguida por Kauã Henry Marques Santos em segundo lugar e Elion Costa Moreira em terceiro.

Os temas abordados foram de extrema relevância histórica. No Ensino Fundamental, os estudantes refletiram sobre “A participação da Marinha na Independência do Brasil”. Já no Ensino Médio, o tema proposto foi “Poder Naval e a Independência do Brasil: consolidação da soberania pelo mar”.

A premiação, mais do que uma simples honraria, ofereceu aos vencedores uma experiência única: uma visita ao imponente Navio-Veleiro “Cisne Branco” e um laptop para o grande destaque, que terá a oportunidade de registrar suas experiências em um diário de bordo.

O prefeito Jairo Baptista marcou presença na cerimônia de premiação, onde teve a oportunidade de parabenizar pessoalmente os vencedores. Na ocasião, expressou sua gratidão aos representantes da Marinha pela parceria que proporciona aos estudantes uma experiência enriquecedora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.