Fui convidado pelo prefeito Jairo Baptista e pela Secretária de Educação, Albete Freitas para a inauguração de mais uma escola na zona rural de Valença. Desta vez foi no Baixão da Várzea. Jairo está padronizando as unidades escolares e fiquei impressionado pela qualidade do prédio. Áreas de lazer, salas climatizadas, cozinha farta para merenda escolar e professores capacitados na educação rural.

Sem o auxílio de lentes ou de instrumentos ópticos observei tudo a olho nu. As estradas vicinais estão cada vez mais transitáveis não só para o acesso da população mais para o escoamento da produção agrícola que é forte e diversificada.

Comecei pela sede, onde observei os avanços que a cidade está atingindo. Asfaltamento nas principais ruas, instalação de novos semáforos,  nova iluminação com lâmpadas em LED em toda a cidade e os avanços na saúde com novas e modernas unidades,

E não para por ai: a parceria mantida com o Governador Jerônimo Rodrigues está transformando o centro da cidade com a construção da nova orla que cerca o Rio Una, o asfaltamento da estrada do Orobó que está bastante avançado,. Na Segurança Pública, a construção da Nova Delegacia de Policia Civil e o investimento em equipamentos com a Guarda Civil Municipal.

A chegada da Lei Paulo Gustavo(LPG) que irá injetar financeiramente os projetos culturais, no calendário de festas populares e nas mais diversas manifestações culturais.

Facilmente reconhecido e percebido, a cidade de Valença vem sofrendo uma revolução em obras e serviços. O prefeito Jairo Baptista além de manter o pagamento do funcionalismo público em dia, garantiu o piso da categoria da enfermagem e valoriza o tempo todo o corpo de servidores.

Quando você circula em Valença é notório que a cidade está sempre limpa, com o recolhimento regular do lixo domiciliar, dos entulhos e a preocupação com o fim do lixão. Cursos são oferecidos tanto na sede como na zona rural pela prefeitura em todos os setores para qualificar a mão de obra.

Jairo Baptista tem um olhar especial para os bairros mais carentes de Valença. O aumento significativo dos programas sociais do Governo federal, como o Bolsa Família vem garantindo a sobrevivência das pessoas que não estão no mercado de trabalho.

No esporte, a prefeitura investe nas mais diversas modalidades com a reforma do Estádio Antônio Sereia, Ginásio de Esportes, quadras poliesportivas, como é o caso da parceria com o governo estadual na reforma total do Gentil Paraíso. É opção a escolha no setor esportivo para qualquer cidadão ou cidadã e vem  criando oportunidades para que os jovens e adultos estejam praticando atividades físicas .

O Meio Ambiente também vem sendo destaque na gestão e vem implementando ações o tempo todo, como foi a rapidez e eficiência em parceria com a LMR, Corpo de Bombeiros e associações do Guaibim para o recolhimento dos resíduos de petróleo que estavam chegando nas areias brancas do nosso litoral. A castração de cães e gatos é outra ação importante que vem dando certo. A reciclagem vem avançando.

Outro destaque é com o patrimônio histórico e a decisão da reforma do prédio onde funcionava a Câmara de Vereadores e o antigo Fórum que abrigará a Secretaria da Promoção Social.

A transparência e a responsabilidade com o dinheiro público vem sendo uma marca da gestão do prefeito Jairo Baptista.

A olho nu Valença está avançando!

 

      

  

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Uma resposta

  1. Genivaldo da Silva

    Parabéns para o nosso prefeito Jairo Batista ta fazendo um ótimo trabalho, ele ta trabalho sim, temos que falar a verdade

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.