O Presidente Adolfo Menezes visitou o 5ª Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, que acontece na aérea externa da ALBA. Junto com a prefeita de Banzaê, Jailma Dantas, e da coordenadora da MUPOIBA, Patricia Krin Atikum, ele conheceu um pouco mais sobre os mais de 30 povos indígenas que estão representados no acampamento.
PRESIDENTE DA ALBA FOI RECEBIDO POR UMA COMISSÃO DOS 30 POVOS

Pelo segundo ano consecutivo o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, visitou o acampamento do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia – Mupoiba, montado na área externa da sede do Parlamento estadual, no Centro Administrativo (CAB). Adolfo foi recebido, nesta quinta-feira (15.06), na rampa de entrada da ALBA, por representantes dos 30 povos indígenas baianos e acompanhado até o local do 5º Acampamento Mupoiba.

“Estar aqui pela segunda vez é um prazer. Está tudo muito bem organizado”, elogiou Adolfo Menezes. “Somos seus hóspedes e estamos com uma estrutura muito melhor que a do ano anterior. Obrigado presidente”, respondeu Patrícia Krin Si Pankararé, coordenadora do Mupoiba. Segundo ela, esse ano os povos indígenas vieram a Salvador não só para cobrar ações dos governos, mas também para mostrar quem são. O acampamento começou segunda-feira (12) e vai até amanhã.

Falando sobre as pautas do Movimento, o chefe do Legislativo estadual acredita que os avanços, como em todas as atividades, são graduais e com muita luta. Mas ele acredita que a origem indígena do governador Jerônimo Rodrigues vai facilitar. “Recentemente tivemos, na Assembleia, a oportunidade, com o voto de todos os deputados, independente de partido, de aprovar uma reivindicação antiga dos professores indígenas e a gente vai continuar avançando”, destacou Adolfo.

Em 2022, antes de visitar o 4º Acampamento Mupoiba, Adolfo Menezes intermediou um encontro entre representantes do Governo do Estado e dos povos indígenas. A intermediação do presidente da ALBA foi essencial para reabrir o diálogo entre as partes. Na ocasião ele fez questão de dizer aos caciques presentes que a Assembleia Legislativa é a Casa do Povo e do diálogo. “Ela está à disposição de vocês, estamos e sempre estivemos ao lado de vocês”, afirmou.

 

Ascom/Gabinete da Presidência/ Fotos by Vaner Casaes

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.