O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, a diretora-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Piti Canella e a diretora interina da Diretoria de Audiovisual da Funceb (DIMAS/Funceb), Daiane Silva, participaram nesta terça-feira (02), da audiência pública sobre a implementação da empresa pública do audiovisual e de políticas públicas para o setor no estado da Bahia. O evento que aconteceu na sala de comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Ciências, Tecnologia e Serviços Públicos da ALBA e foi presidida pela deputada estadual Olívia Santana.

Na audiência, a proposta de criação da Bahia Filmes, assim como sua possível estrutura e a viabilidade econômica do projeto, foram apresentadas para uma plateia formada por parlamentares baianos e representantes da sociedade civil diretamente ligado ao setor. Para o secretário Bruno Monteiro, o espaço de diálogo é fundamental para garantir a criação da empresa pública de forma democrática e plural. “O projeto da Bahia Filmes, uma iniciativa do governo do estado, tem sido criado com muito diálogo e por isso já é um projeto vitorioso. Aprendemos muito com as conversas que temos com o setor audiovisual e a cada debate seguimos com um trabalho articulado no intuito de aprovar esse projeto de lei que é um compromisso de governo”, salienta.

A audiência pública foi um dos espaços de escuta da sociedade antes do governo do estado enviar para a Assembleia o projeto da criação da Bahia Filmes. Para a deputada estadual Olívia Santana, que também preside a comissão que realizou a audiência, quando o projeto chegar para votação na ALBA ele já vem cheio de boas contribuições tanto do poder público quanto da sociedade civil.

Bahia Filmes  Bahia filmes

“A audiência foi bonita e vitoriosa. A Bahia tem protagonismo nesse setor que vai de Glauber Rocha e o cinema novo ao cinema contemporâneo de Daiane Rosário, por exemplo. Temos que estar antenados aos movimentos que o audiovisual realiza no mundo inteiro e trazer nossas contribuições tão importantes. A criação da Bahia Filmes é um passo fundamental para isso”, disse a deputada Olívia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.