A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) obteve uma grande conquista na 165ª Reunião da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, ao receber a maior pontuação na análise da Carta Consulta do seu novo projeto, Parceiros da Mata.

A reunião da Cofiex envolve análise de projetos de todo o país e do Governo Federal. Foram dezenas de projetos analisados e avaliados, em uma categorização de análise em que são observados diversos aspectos. O projeto Parceiros da Mata obteve a maior pontuação: 8.137 pontos.

A pontuação reflete o reconhecimento do valor e da qualidade do projeto apresentado pela CAR, que visa promover o desenvolvimento sustentável do bioma Mata Atlântica, por meio da proteção da base de recursos naturais, com crescimento ambientalmente sustentável, elevação da renda e diversificação da produção do meio rural.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressalta que essa é uma notícia maravilhosa para o estado da Bahia. “Foi aprovado no Cofiex o novo acordo de empréstimo, que será celebrado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Um projeto estruturante para a agricultura familiar. É um novo ciclo que se inicia e que se junta à missão do Governo do Estado de erradicar a fome no estado. É uma Bahia sem fome que queremos e, para isso, a agricultura familiar precisa produzir alimentos com sustentabilidade. O Parceiros da Mata vem com essa estratégia e com essa força”.

A Cofiex é uma instância governamental responsável pela análise e aprovação de projetos que buscam financiamento externo para o Brasil e a Carta Consulta é um instrumento utilizado para apresentar projetos a potenciais financiadores.

O coordenador do projeto, Cesar Maynart, explica que foram analisados e pontuados aspectos como o da coerência do projeto entre o volume de recursos e as intervenções,  a natureza da intervenção com enfoque de preservação ambiental, de agricultura resiliente ao clima, de apoio às comunidades vulneráveis, indígenas, quilombolas, assentamentos e agricultores familiares. “Ter obtido a máxima pontuação significa que o projeto está coerente com a necessidade daquela região e com o volume de investimento. A Cofiex analisou que é um projeto bem elaborado, bem estruturado, com um bom conceito e que, metodologicamente, ele está adequado ao que se propõe, ou seja, demonstramos ferramentas capazes de atingir objetivos”.

O projeto Parceiros da Mata tem o objetivo de promover uma transformação produtiva sustentável que permita uma melhor qualidade de vida de 100 mil famílias dos territórios de identidade Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá. Entre suas metas está também a ampliação do acesso a serviços essenciais como a infraestrutura de recursos hídricos e o saneamento rural. São R$ 750 milhões para serem investidos em um período de cinco anos na região da Mata Atlântica.

O público prioritário são povos indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos de reforma agrária e comunidades de agricultores familiares, principalmente as populações mais vulneráveis. O projeto vai investir tanto em infraestrutura hídrica como em passagens molhadas, pequenas pontes, melhorar os acessos rodoviários das comunidades, quanto na base produtiva em sistemas produtivos estratégicos, a exemplo do cacau cabruca, palmito, cravo dendê e também na área de comercialização, agroindustrialização e, principalmente, na área ambiental.

O reconhecimento da Cofiex é um importante passo para a viabilização desse projeto e para a promoção do desenvolvimento rural sustentável do bioma Mata Atlântica. A CAR segue investindo na elaboração de projetos de qualidade e na busca por parcerias estratégicas, para consolidar seu papel como protagonista do desenvolvimento rural e da conservação ambiental.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.