Os dados de 5,1 milhões de clientes da Coelba em todo o estado da Bahia serão inseridos no Cadastro Positivo, um banco de dados com informações de pagamento do consumidor. O anúncio foi feito pela empresa nesta última semana de março.

São, de acordo com a companhia baiana de eletricidade, 5.178.485 pessoas físicas e jurídicas na BA que terão seus dados disponibilizados no Cadastro – o cliente pode pedir a exclusão destas informações.

Se o cliente atrasa ou não paga a conta, estas informações vão para o Cadastro Positivo. Se paga em dia, também. Ou seja, é um histórico do comportamento do consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica.

As informações do Cadastro Positivo são acessadas por empresas, instituições de crédito e governo. Os juros e prazos para empréstimos e financiamentos poderão variar de acordo com o histórico de pagamento de cada cliente, considerando o seu respectivo risco de crédito.

O Cadastro Positivo foi instituído pela Lei 12.414/2011 e regulamentado por meio do Decreto 9.936/2019, mas passou a ser usado pelo mercado em 2020.

BENEFÍCIO PARA QUEM PAGA EM DIA

“O Cadastro Positivo é o inverso da histórica negativação de crédito, que é mais conhecida no Brasil. A inclusão da Neoenergia nesse banco de dados é importante, pois enriquece a base de consulta com nossos clientes nas instituições financeiras. Essa inserção é automática e prevista em lei. O cliente que não desejar integrar o Cadastro Positivo pode solicitar exclusão sem nenhum custo”, afirma Marcelo Arnaud, superintendente de Gestão da Receita da Neoenergia.

As informações dos clientes listados no Cadastro Positivo são tratadas de maneira sigilosa. O vazamento delas pelas instituições bancárias pode configurar crime conforme a Lei Complementar Nº 105 (Lei do Sigilo Bancário). O Score de Crédito é formado por dados financeiros e de pagamentos relacionados às operações de crédito tais como empréstimos, financiamentos pessoais e crediários e contas como água, luz e telecomunicações.

 

Fonte: Pimenta Blog

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