O programa Por Trás das Câmeras dessa semana entrevista o baluarte da comunicação de Valença, o radialista Dorgival Lemos, que tem uma respeitável biografia profissional, familiar e política, além de um carisma contagiante, simpatia e ética na condução de tudo que se dedicou a fazer no decorrer de sua trajetória.

Na semana em que se comemora o dia do radialista, o público vai ter a oportunidade de conhecer melhor a história de um homem que é um exemplo na nossa região e que deu os primeiros passos no rádio jornalismo com hombridade e muita disciplina: Dorgival da Cruz Lemos, figura pública amada pelos colegas e ouvintes, referência para os profissionais da área, que marcou gerações com sua voz marcante na Rádio Clube de Valença, do Sistema Unindo Forças de Comunicação, do empresário Marcos Medrado.

Filho de Hugo Firmino de Lemos e Maria da Cruz Lemos (in memoriam), ele tem 66 anos, nascido em Valença-BA, o radialista mais conhecido do Baixo Sul é formado em Administração pela Faculdade Batista Brasileira, fez o curso de radialista pelo ITEP e tem uma família orgulhosa do seu legado: seu filho Fabrício Fonseca Lemos, presidente da Câmara, que também seguiu seus passos como vereador e comunicador, e suas filhas, Viviane Lemos Caldas e Paula Soares Rebouças.

Exercendo com excelência o dom de interagir com a população, ele inspirou locutores a amar o rádio, seguir carreira e fez história na cidade também como político: já foi vereador por dois mandatos e ocupou a presidência da Câmara Municipal, considerado um homem reto, do bem, honrado, comprometido, enfim, uma figura ilustre, patrimônio de Valença que todos gostam e admiram.

Abençoado, Dorgival teve a oportunidade de trabalhar ao lado dos saudosos Raul Mendes, Abel Queiroz, Urgel Santos, Nilton Dantas (in memorian), além de outros profissionais que também marcaram época no rádio como Arnaldo Santana, Zé de Buca, Orlando Sacramento, Pedro Filho, Gerson Régis, etc.

Em seu conhecido bordão, os valencianos se acostumaram a ouvir a hora certa com ele dizendo que Valença era sempre de alguém, ecoando um sentimento de pertencimento e amor à terra natal. Todos esperavam, a cada programa, ser citado e receber a chave da cidade pelas cordas vocais de Dorgival Lemos: “Na Valença de fulano de tal, são tantas horas e exatos minutos…”

Homem de fé, ele sempre cita a bíblia nas edições matinais da atração jornalística que comanda há anos, despertando Valença logo cedinho. A sua preferida, segundo o próprio é: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

O bate papo de Madger William com esse ícone da imprensa valenciana será na próxima quinta-feira, 23 de setembro, a partir das 20h, com transmissão ao vivo que pode ser assistida no canal da TV Costa do Dendê no YouTube e ou pelo aplicativo da Conect Play.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.