A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Pesca e Aquicultura e a Faculdade Atenas, lançou nesta sexta-feira (12), o projeto Laços de Saúde, levando uma série de serviços gratuitos para a comunidade. A iniciativa busca ampliar o acesso a atendimentos básicos de saúde, com foco especial em pacientes hipertensos e diabéticos.

De acordo com a enfermeira Mirella Silva, coordenadora da Unidade de Saúde do bairro do Tento, a proposta é oferecer cuidado integral e contínuo. “Nosso objetivo é atender e priorizar pacientes hipertensos e diabéticos, levando serviços médicos, orientações e acompanhamento para melhorar a qualidade de vida da população”, destacou.

Durante o lançamento, foram realizados serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e exames rápidos para detecção de ISTs (HIV, sífilis e hepatite), conduzidos pelo técnico de enfermagem Flávio Ares, da Unidade de Saúde do Tento.

A programação incluiu ainda uma palestra ministrada pelo clínico geral da unidade, Dr. Elias Gabriel Borges, que abordou a importância do tratamento adequado. “É fundamental que os pacientes entendam a gravidade da hipertensão e da diabetes e façam o uso correto das medicações, evitando complicações futuras”, alertou o médico.

A nutricionista Eliene Ferreira, da Secretaria de Saúde, também levou informações práticas sobre alimentação saudável, voltadas para a realidade local. “Aqui nós temos uma população de marisqueiras e pescadores, então trouxe diversas dicas de como deixar a alimentação mais funcional e adequada ao dia a dia”, explicou.

“A parceria da Secretaria de Pesca e Aquicultura nesse projeto desperta para a importância de olhar para a saúde e alimentação da nossa comunidade pesqueira. Esse elo fortalece não só cada indivíduo, mas toda a cadeia produtiva que movimenta a nossa cidade”, destacou a Secretária de Pesca e Aquicultura, Cristiane Oiticica.

O projeto contou ainda com a participação de estudantes de medicina da Faculdade Atenas, que deram suporte nas atividades e atendimentos ao público presente.

Para a secretária municipal de Saúde, Adriana Couto, iniciativas como essa fortalecem a aproximação da gestão com a comunidade. “Estamos comprometidos em levar saúde para perto das pessoas. Esse tipo de ação garante prevenção, diagnóstico precoce e orientação, além de mostrar à população que pode contar com os serviços da rede municipal de saúde”, afirmou.

 

SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.