Já funcionando como sede da secretaria municipal de Cultura, o Teatro Municipal reabrirá suas portas oficialmente, nesta quarta-feira (10), às 19h e contará com uma vasta programação para celebrar o fato histórico para a cultura da Bahia.

O secretário de cultura de Valença, Gugui Martinez avisa que o espaço está sendo todo equipado e que continuará sendo um prédio para a fomentação da arte e da cultura e para ser utilizado pelos grupos de dança, música, teatro, manifestações culturais e eventos.

Na programação de reinauguração do Teatro Municipal teremos a apresentação da quadrilha Explosão Junina, banda Memorial do Forró, Dj Dan, dança afro com Célia Praesent, ginástica ritmica com Gil Barbosa, dança contemporânea com Alenxandry Pereira e Dhan Bonfim.

Ainda teremos poesias com Otavio Motta, Adriano Pereira, Juliano Britto, Irene Dores, Lúcia Araújo e Argimária Soares, exposição de artes visuais, boneco Gigante de Paulo Gabriel, Boi Bumba do Bairro Tio Virginio, transformista Tassio Ferreira e grupo de dança MDA.

HISTÓRIA DO THEATRO MUNICIPAL
Segundo a historiadora Janete Volmeri, o THeatro é um modelo arquitetônico neoclássico. Datado de 1910. O espaço abrigou a Associação de Artistas de Valença, realizaram diversos sarais, peças teatrais, ensaios e exposições. Recebeu restaurações que descaracterizaram o prédio. Foi sede da Rádio clube de Valença nos anos 70, sede da FAMBS (Fundação de Amparo ao Menor do Baixo Sul). No seu período de apogeu era o epicentro da vida social e cultural de Valença.

 

Foto by José Nilton

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.