O professor, poeta e escritor Moacir Saraiva lança mais um rebento neste final de semana. O livro ‘Retalhos da Vida’ que acaba de sair do forno estará em noite de autógrafos nesta sexta-feira(15), na Biblioteca Ruy Barbosa(anexo ao Centro de Cultura de Valença), às 19h07 e no sábado(16), o escritor inova e lança o seu livro no Bar do Pepino. localizado na rua Ulisses  Palma, 113, no horário das 17h07.

Professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia – (IFBA). José Moacir Fortes Saraiva, nasceu em Campo Maior, no Piauí, em 1957. Atualmente, mora na cidade de Valença, no estado da Bahia. É cronista, colabora com o jornal Valença Agora, de Valença-Ba, Tribuna do Sertão, da cidade de Brumado-Ba, com a Rádio Clube de Valença, com o site Atualiza Bahia.

 

Autor de três livros de crônicas: A Riqueza do Detalhe, 2009; Olhares, 2011 e Fios de Vida, 2013. Fez parte de algumas antologias e por último participou com poesia de um projeto da Universidade do Estado da Bahia: SOMOS BRILHANTES E REFLETIMOS POESIA, um ebook. É integrante da Academia Valenciana de Letras e Artes – AVELA. Há dois anos, lançou no Instagram uma página: Pingos de Poesia, onde declama poemas de autores diversos.

 

Na sua produção, sempre olha a vida através dos detalhes que ela impõe ao mundo: em uma sala de aula, em uma sala vazia, na poda de uma árvore, na discussão de um casal, nas viagens… Extirpando do cotidiano a poesia, a beleza, o detalhe visto por poucos ou por quase ninguém. Tecendo crônicas. Professor de Língua Portuguesa e desde que iniciou o púlpito das salas de aulas, sentia que sua missão era impulsionar os alunos a fazerem arte e a gostarem de poesia, de romance, de crônicas, de teatro, de música, de contos, enfim, apreciar a beleza vinda através dessas manifestações artísticas. Em 2010, recebeu medalha de ouro em Brasília, nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, das mãos do presidente da República, na condição de professor orientador de uma aluna do IFBA, cujo texto era uma crônica, ficou entre as cinco melhores do país.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.