Valença deu um passo significativo na preservação e acesso à sua rica história ao assinar o Convênio de Cooperação Técnica durante o IX Encontro Baiano de Arquivos Públicos Municipais e Institucionais (IX EBAM+). O evento, que reuniu arquivistas, estudantes, profissionais, pesquisadores e instituições parceiras de 42 municípios baianos e de outros estados, aconteceu no Grande Hotel da Barra nos dias 23 e 24 de novembro.

A assinatura do convênio estreita os laços entre o Arquivo de Valença e o Arquivo Público do Estado da Bahia, promovendo uma colaboração essencial para a preservação da memória local. O prefeito Jairo Baptista expressou seu interesse no convênio por meio de um ofício enviado em outubro ao diretor da Fundação Pedro Calmon, a fim de criar, implementar e otimizar as atividades planejadas ao recém-criado Arquivo Geral do Município de Valença, de forma a adequar as ações do arquivo com a sua função social, enquanto importante fonte primária de informação e para atendimento das demandas relacionadas à cidadania.

Durante o evento, foram apresentadas ferramentas essenciais para os arquivistas, incluindo o AtoM, e o palestrante Ricardo Sodré introduziu o software livre “Farinha”, uma ferramenta que em breve estará disponível para uso nos arquivos. A discussão sobre o mapeamento dos arquivos e o cadastro de arquivos públicos ou privados de interesse público na plataforma com mapa de geo-localização também foi destaque.

O Convênio de Cooperação Técnica não apenas consolida o compromisso de Valença com a preservação de sua história, mas também abre portas para a implementação de novas práticas e tecnologias que beneficiarão arquivistas, pesquisadores e a comunidade em geral. A iniciativa liderada pelo prefeito Jairo Baptista destaca o papel ativo do município na promoção da cultura e preservação do patrimônio histórico.

 

Foto by Clóvis Luz

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.