A primeira sexta-feira de agosto (04/08) é o Dia Internacional da Cerveja, comemorada em 80 países, inclusive no Brasil. Para celebrar esse dia, a agricultura familiar baiana apresenta a diversidade das cervejas artesanais com os sabores únicos produzidos pelas famílias agricultoras, como as cervejas de caju, mel de cacau, nibs com rapadura, licuri, umbu e maracujá da Caatinga.

 No total, já são mais de oito rótulos produzidos por cooperativas da agricultura familiar em diversos territórios baianos. No Sertão do São Francisco, no Norte do estado, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) possui três rótulos de cervejas da marca Gravetero: a Belgian Pale Ale e a Saison Ale de umbu e a Maratinga, com maracujá da Caatinga. Os rótulos das cervejas de umbu possuem versões em lata, como a embalagem lançada este ano da nova lata da Pale Ale.

O mestre cervejeiro da Coopercuc é o jovem Emanoel Almeida, de 27 anos, que trabalha na cooperativa desde o fim da adolescência, quando realizou estágio. Hoje trabalha na agroindústria entregue a partir dos investimentos do Governo do Estado. “As nossas cervejas são produzidas a partir de ingredientes locais do Sertão baiano. Cada estilo da nossa cerveja tem a própria personalidade, com aromas e sabores únicos da nossa região”, comentou Emanoel.

As cervejas da Coopercuc são consideradas as primeiras da Bahia a serem fabricadas pela agricultura familiar. A inovação é parte dos investimentos de R$ 3,2 milhões na cooperativa tanto na base de produção e na assistência técnica, quanto na agroindustrialização, com uma unidade totalmente equipada para o beneficiamento de polpa de frutas.

 Cerveja de Caju

O mais novo lançamento de cervejas da agricultura familiar baiana é proveniente do cultivo do caju em Ribeira do Pombal, mais especificamente da Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), beneficiada com R$ 5,7 milhões na unidade de beneficiamento de castanha de caju, galpão, kits de máquinas, kits de produção, máquina despeliculizadora e unidade processamento do líquido da casca da castanha de caju (LCC). Além de um mix variado de produtos, a Rede Cooperacaju, da marca Aratinga, lançou a sua cerveja em 2022 e tem agradado a clientela por onde passa.

O presidente da cooperativa, Ícaro Rennê, conta um pouco mais sobre os diferenciais do produto. “A criação da cerveja passou pela participação de todos da Rede Cooperacaju para captarmos a experiência única do sabor do caju na cerveja. Conseguimos misturar o sabor suave e doce do caju (30% da composição) com o amargor distinto da cerveja e o produto foi um sucesso. Cada gole dessa cerveja hoje é uma celebração do trabalho árduo, de dedicação e amor dos nossos agricultores e agricultoras familiares”, ressaltou.

Onde encontrar

As cervejas artesanais da agricultura familiar já chegam a variados mercados baianos e também fora do Estado. Para adquirir essa variedade de sabores em Salvador, os clientes podem visitar o Empório da Agricultura Familiar, localizado no Mercado do Rio Vermelho. Lá, uma loja boutique comercializa os produtos e um restaurante oferece ao público essas e outras novidades produzidas na Bahia.

Silvia Costa

Assessoria de Comunicação da CAR

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.