Conquista inédita na história aratuipense beneficiará população em momento de necessidade de retomada econômica.

A regularização de posse de imóveis sempre pareceu um sonho distante para os aratuipenses.

No entanto, o desejo de possuir a escritura da casa própria estará em breve ao alcance de todos.

O município de Aratuípe , com base na Lei Federal n°13.645/2017, e Decretos Municipais 66 e 67/ 2023, implantou o Programa REURB Cairu – Regularização Fundiária Urbana em todo o município.

Com isso, todo o processo para a regularização e legitimação de posse de imóveis em áreas urbanas do município – poderá ser feito apenas em âmbito municipal.

A Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana composta por técnicos das Secretarias municipais e da Consultoria Jurídica da Monteiro e Bulhões será responsável pela elaboração de um cronograma com as ações e datas das primeiras áreas a serem beneficiadas, e em breve será divulgado à população.

Para o Consultor Jurídico, Alcides Bulhões “O REURB ARATUIPE executa as ações e serviços que perquirem na efetivação dos direitos fundamentais viabilizando a construção de uma ordem social inovadora, almejando sempre o bem-estar e a justiça social, buscando a devida concretização dos direitos e garantias fundamentais da sociedade brasileira, necessária ao desenvolvimento da localidade, considerando-se que os inúmeros núcleos urbanos informais dentro dos limites municipais passarão ao status de regularizados, fomentando a economia local.”

“O REURB é uma conquista única na história do município. Com a regularização da titularidade das propriedades, consequentemente, haverá valorização dos imóveis e a viabilização de futuros negócios para os moradores, como, financiamentos, reformas, construções e acesso a linhas de crédito. Tudo isso será fundamental neste momento que enfrentamos para fomentar a retomada econômica”, destacou o prefeito Antônio Marcos.

Modalidades Reurb de Interesse Social (Reurb-S) – aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por população de baixa renda, assim declarados em ato do Poder Executivo Municipal; Reurb de Interesse Específico (Reurb-E) – aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados por população não qualificada na hipótese de que trata a modalidade Reurb- social. São os núcleos urbanos informais ocupados por população com melhores condições de vida, mas que ainda não possuem uma moradia juridicamente regularizada, não têm um documento de sua propriedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.