Foto by Pelegrini


Novo comandante da pasta une juventude, experiência e boa articulação com representantes do setor.

O valenciano, que estava até ontem atuando na tesouraria, agora ocupa outro cargo de confiança, assumindo umas das pastas mais importantes da capital da zona turística da Costa do Dendê.

Recentemente ele recebeu apoio da Ascobim, que, conhecendo o trabalho de Kleyton, divulgou uma carta de indicação institucional recomendando que ele fosse o sucessor, sob o argumento da continuidade das ações planejadas e já traçadas pelo ex comandante da pasta.

A marca principal de seu antecessor, além dos eventos muito bem organizados, foi o compartilhamento de decisões com a equipe, da qual o novo Secretário fez parte, bem como a escuta mais atenta à Associação de Comerciantes do Guaibim, entidade representativa dos empreendedores do principal destino turístico de Valença. “Olhar diferenciado, experiências positivas, fio de esperança”, classificou a organização comercial sobre o trabalho desenvolvido por Fred Rehem.

Já sobre Klayton, a Ascobim avaliou que ele “transita e se relaciona muito bem com o trade local, Associação e moradores do Distrito”.

Klayton tem 36 anos, é casado e veio de família simples. Estudou em escolas públicas: Grupo Escolar Conselheiro Zacarias, Colégio Municipal de Valença e Coesva.

Iniciou sua carreira profissional como ambulante, vendendo lanches na porta do antigo Rio Branco, Loja Chile, Durame Lanchonete e etc.

Ainda adolescente  participou do programa de desenvolvimento socioeconômico promovido pelo Instituto Mutá, na Bolívia, em parceria com a PIB – Primeira Igreja Batista de Valença. Neste programa de inclusão social, participou do projeto “VIDA TURISMO” que culminou, após de 9 meses de curso, numa cooperativa chamada, COOPERATUR. Nesta época, Klayton Argôlo foi aluno do renomado e entusiasta pelo setor turístico, o Professor, historiador, escritor, Edgard Otacílio de Silva Oliveira.

Em 2006, foi convidado pelo então Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Indústria e Comércio de Valença, o Sr. Júlio Cezar Oliveira, para integrar a sua equipe. A princípio atuou como designer gráfico e logo tomou gosto pelo setor desenvolvendo outras áreas inerentes a área.

Em 2008, junto com Júlio Oliveira, desenvolveu importantes projetos para captação de recursos para a região através da Câmara Técnica de Turismo da AMUBS – Associação dos Municípios do Baixo Sul da Bahia, entre os projetos, o Festejo Juninos da Costa do Dendê.

Com a experiência adquirida foi contratado para atuar no INGÁ – Instituto de Gestão das Águas e Clima, do Governo do Estado da Bahia. O objetivo foi de executar a Política Estadual de Recursos Hídricos e de Prevenção, Mitigação e Adaptação dos Efeitos das Mudanças Climáticas na região Baixo Sul e Recôncavo. Nesta época, concluiu o ensino superior em Administração de Empresas.

Por 6 anos foi Professor do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em Valença.

Em 2020, recebeu o convite para participar da campanha política de Jairo e Joailton. Com a vitória no pleito eleitoral, foi convidado pelo então Secretário Municipal de Turismo, Fred Rehem, para atuar como Diretor Municipal de Eventos e Cerimonial. Neste cargo, Klayton Argôlo, desenvolveu junto com o Secretário e equipe, eventos importantes, como: “Canta Valença”, “Lista 71”, “São João 2022”, “Reveillon” e etc.

Através do espaço conquistado no Governo, por sua capacidade técnica e governança, chegou a ser Tesoureiro Municipal.

Com a saída de Fred Rehem, Klayton Argôlo, que também é vice Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Valença, foi convidado pelo Prefeito Jairo Baptista para retornar à pasta como Secretário Municipal de Turismo, em face a continuidade dos programas, projetos e ações desenvolvidos que, dentre eles, está o São João de Valença 2023.

Luana Figueiredo/ Baixo Sul em Pauta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.