Fórum pelo fim dos lixões no Brasil é realizado em Valença

A forma como uma sociedade lida com o lixo diz muito a seu respeito. O caso é de saúde pública e dever de cada cidadão juntamente com o poder público. Para discutir essa temática está sendo implantado o Fórum Pelo Fim dos Lixões no Brasil, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Valença com as diversas prefeituras e entidades da Bahia e do Brasil.

O espaço de discussão, proposição e troca de experiências para gestão de resíduos sólidos urbanos, aconteceu na manhã desta terça-feira (20), no auditório da Casa do Empresário de Valença, com a presença dos anfitriões, o prefeito Jairo Baptista, o vice-prefeito Joailton Manoel e o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Borges.

O Fórum reuniu entidades governamentais, não-governamentais e de representação social envolvidas direta ou indiretamente com a questão dos resíduos sólidos, para juntos, debater a erradicação dos lixões, a coleta seletiva prioritariamente, em parceria com os catadores e a destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos, além de discutir soluções coletivas, agregar interessados atuantes e responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos.

Durante as discussões os participantes apresentaram experiências de suas cidades e algumas sugestões como sensibilizar a sociedade para a necessidade de concretizar o fim dos lixões, com ideias como repassar informações sobre coleta seletiva; recuperação e revitalização da área onde funciona o lixão; fiscalização de como as pessoas estão depositando o lixo; melhorar os equipamentos de trabalho dos recicladores; apoiar e acompanhar o processo de consórcios municipais de aterros sanitários.

#PrefeituradeValença

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.