Começa hoje (17), na Ilha de Boipeba, município de Cairu, na Costa do Dendê, o I Festival de Arte e Cultura. uma iniciativa da comunidade, com total apoio da Prefeitura Municipal e dos empresários locais. Boa parte da programação acontecerá na Praça Santo Antônio, no centro da Ilha.

A primeira edição do Festival de Arte e Cultura de Boipeba recebeu um nome: Kolofè. Kolofè é um palavra de origem iorubá, que significa pedir a benção. “E com essa benção, pedimos licença a toda a ancestralidade desse solo também fértil em arte e cultura, para caminhar com nosso desejo de expandir e fazer acontecer mais movimentos como esse”, afirmou Missmária Costa, uma das idealizadoras do Festival.

O evento pretende difundir a produção artística e cultural produzida na região do Baixo Sul. Serão quatro dias de imersão cultural com música, dança, literatura, gastronomia, oficinas de arte, capoeira, arte circense. “Passando para um chamado super especial! Venha também participar dessa festa linda cheia de arte na Ilha de Boipeba!”, reforçou Costa.

A programação inclui ainda uma linda homenagem a Jorge Som. Com 40 anos de serviço prestado à Ilha de Boipeba, conhecido e reconhecido como uma das figuras marcantes da história da Ilha. “Comunicador nato, por seus feitos e reconhecimento, Jorge som será o nosso homenageado. ‘Alô, alô, Boipeba!’, e todos o identificam. Agradecemos à família que nos autorizou utilizar sua imagem e história para também marcar esse Festival. ‘Sem luta não há vitória!’, ele dizia. E deixou esse legado. Salve, Jorge Som! Boipeba agradece por sua passagem”, ressaltou Missmária.

O Festival também tem uma preocupação com o meio ambiente. “O objetivo é que seja uma festa LIXO ZERO. Para isso, todo lixo produzido durante o Festival será destinado para fora da ilha, em processo de coleta seletiva, pelos colaboradores da @master.reciclagem_“, explicou Rodrigo Soares, também idealizador do evento.️

A abertura do Festival será nesta quarta (17), às 17 horas, com a exposição em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna – exposição que ficará durante todo o festival na praça; mais homenagem a Jorge Som. E, às 18 horas será a vez da Camerata de Boipeba.

Alguns dos artistas confirmados

  • Rarrau, como é popularmente conhecido em Boipeba, músico autoditada que aprendeu a tocar bandolim assistindo ao pai tocar com os amigos. Herdou o bandolim do pai e seguiu compondo e cantando.

  • Rodrigo Soares, músico e professor.

  • Camerata de Boipeba que faz parte do Projeto de Cordas de Boipeba. Criado e desenvolvido pelo maestro Schneider em julho de 2018, com o objetivo de promover, incentivar e proporcionar o desenvolvimento e a interação da prática musical coletiva, em parceria com a Escola Municipal da Ilha.

  • Joialee, modelo SPFW e influencer @joia.lee @lee.desapegos bio.site/joia.lee

  • Roberto Ribeiro e o grupo Samba de Maré.

  • Rita de Podestá, escritora mineira. Autora de Zaranza, ed. Reformatório. linktr.ee/ritadepodesta

  • Grupo Raízes do Mangue.

 Programação
 17-08
 · Abertura do Festival com a exposição em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna (exposição que ficará durante todo o festival na praça)
 · 17h – Homenagem a Jorge Som
 · 18h – Camerata, na Praça
18-08

· 19h – Roda de conversa com Manuela Ramos, na Casa da Pracinha

· 20h – Sarau “Todo artista é uma ilha”, com Rita de Podestá

19-08

· 11:30 – Dj Zazi, no restaurante Jorge Som

· 18:30 – Dança dos Orixás, na Praça

· 20h – Roda de conversa, com mestre Julival, na Praça

· 21h – Grupo Choro das Águas, na Praça

20-08

· 18:30 – Rarrau, na Praça

· 19h – Fredson e grupo Esquema Quente

· 20h – Axé Bahia, na Praça

· 21h – Roberto Ribeiro e grupo Samba de Maré

E mais outras surpresas!!!

Quem quiser pode colaborar

Acesse e confira tudo: @festivalartecultboipeba

Por Vanessa Andrade – Redação

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.