Por Wanderson Nascimento

Valença tem o privilégio de ser cortado pelas águas do rio una. Embora poluído, por onde ele passa formam-se belas paisagens. Não à toa que é considerado o principal cartão-postal do município. Entre uma parte e outra da cidade, ele está no meio. Em volta das suas margens, a orla marítima e muitas histórias construídas.

Os mais idosos narram que, rotineiramente, diversas pessoas costumavam se banhar e divertir pelo rio afora. A prática de pesca garantia o sustento de algumas famílias. Ainda hoje cumpre essa função, porém em baixíssima proporção. Nessa época, pouco se notava a presença de agentes poluidores. Com o passar do tempo, a rápida e desenfreada expansão urbana tornou-se um pesadelo para esse ambiente, transformando-o num verdadeiro “depósito” de lixo e esgoto.

O belo cenário composto pelas embarcações ancoradas sobre as águas turvas do rio contrasta com os graves problemas decorrentes da falta de consciência ambiental e saneamento básico. A rede de esgoto, por exemplo, foi erroneamente projetada para despejar os dejetos na bacia fluvial. Provocando mau cheiro insuportável, aumentando os casos de inundações e doenças infecciosas.

Mesmo não sendo tarefa fácil, acredito que o caminho para despoluir o nosso precioso rio é apostar em educação ambiental e tecnologias sustentáveis. Nesse sentido, o poder público deve deixar a inércia de lado e, conjuntamente com a população, empresas e outros órgãos, propor e implementar medidas práticas objetivando mitigar o problema em foco.

2 Respostas

  1. Gideon Santos

    Sempre importante tratar deste assunto, infelizmente a sociedade em geral não toma como uma pauta urgente… este caso se repete nas diversas cidades vizinhas, a exemplo de Ituberá com a cachoeira Castro Alves que “corta” o centro da cidade! Imaginem, uma cachoeira!
    Pontos importantes para que os políticos invistam pelo menos em cobrança ao poder executivo para que exista investimentos e aplicabilidades.

    Responder
  2. Edmilson Menezes de Araújo

    Infelizmente a cultura do atraso, é predominante em nosso país! Como tudo na vida, Um conjunto de fatores se somam na construção desse problema que é gravíssimo! Imperativo é buscar soluções com sustentabilidade! Eu sugiro duas plantas, que muito pode ajudar a minimizar o dano causado. O capim vetiver e a moringa oleifera, possui essa capacidade de descontaminação de solos e áquas poluídas.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.