Produção de biojoias conhecidas nacional e internacionalmente da Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá é destaque em peça de comunicação sobre o Bahia Produtiva.

A produção sustentável de biojoias é uma das apostas de agricultores familiares do Baixo Sul, envolvendo aproximadamente 800 famílias, que oferecem colares, pulseiras e brincos feitos por artesãos em parceria com a Michelin, uma das principais fabricantes de pneus do mundo, por meio do programa Arte Sustentável Michelin Ouro.

A Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (Abpagi), com sede no município de Ituberá, vem avançando na produção de biojoias e contou com o apoio do Governo do Estado, com investimentos que ultrapassam R$ 1,5 milhão, por meio do programa Bahia Produtiva. A partir daí, as peças elaboradas com insumos típicos da região do Baixo Sul acessaram os mercados e ganharam o mundo.

A jovem Danila de Jesus, artesã do campo, foi uma das protagonistas de um vídeo institucional do Governo do Estado publicado sobre as ações voltadas para a agricultura familiar.

“Antes, na zona rural, tudo era mais dificil. Não tinha oportunidade (…). Eu que eu quero é ser reconhecida como artista”.

Além dela, Rosinha, que também é artesã, deu depoimento falando sobre o empoderamento feminino e o empreendedorismo impulsionado através do apoio governamental à Associação.

“Somos criadoras e produtoras da nossa própria renda. Com o artesanato, a gente tem mostrado o nosso valor, não só como mulher, mas também o talento das nossas mãos”, afirmou.

O agricultor Domingos Conceição, que é presidente da Abpagi, também participou da peça publicitária, destacando o reconhecimento dos produtos a partir dos investimentos do Governo do Estado, que possibilitou a comercialização para outros países, como Portugal e Estados Unidos.

Bilu, também artesã ituberaense, ressaltou que os incentivos a fizeram enxergar as habilidades que ela não sabia que tinha e que, com a iniciativa, os jovens agora podem permanecer no campo, valorizando a sua terra.

Na legenda da publicação do vídeo, os perfis oficiais do Gov Bahia destacaram:

“A agricultura familiar é muito mais do que você imagina. É sustentabilidade social e ambiental, empoderamento feminino, autonomia e muito mais! Em Ituberá, as artesãs da ABPAGI relatam, com muita emoção, o que os investimentos do Governo do Estado têm proporcionado às famílias”. 

 Onde encontrar os produtos: 

O artesanato da Abpagi oferece produtos que respeitam e valorizam o meio ambiente e é vendido pela startup Escoar:

http://www.escoarbrasil.com.br

Clique no link abaixo para ler a matéria sobre mais detalhes dos investimentos do Bahia Produtiva, programa vinculado à CAR / Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, na Abpagi:

Fonte: Baixo sul em pauta/Luana Figueiredo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.