A  Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) reajustou no sábado (2) o valor da taxa de embarque das escunas que fazem viagens para Morro de São Paulo, em Cairu. A taxa passou de R$ 2,20 para R$ 10,90.

Segundo o g1, a Agerba informou que o preço subiu porque, da categoria do transporte, passou a ser considerado um serviço turístico, e não de uso diário, já que na maiorias das vezes o embarque acontece de forma esporádica. Por isso, não deve participar de uma espécie de subsídio cruzado que beneficia, por exemplo, a travessia Salvador – Mar Grande.

O presidente da Comissão de Infraestrutura e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Pedro Tavares, condenou o aumento e chamou o reajuste de ‘abusivo’.  O novo valor chega a quase 400% de reajuste da tarifa de utilização do terminal.

“É injustificável esse aumento abusivo por parte da Agerba para as taxas de embarque. Não podemos aceitar esse absurdo, que impacta diretamente no bolso dos cidadãos que precisam do serviço de transporte. Além disso, o reajuste pode dificultar esse momento de retomada mais intensa do turismo local, depois das consequências negativas da pandemia”, condenou.

Nesta terça-feira (5), a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) deve se reunir com a Agerba para discutir o preço das tarifas turísticas.


Fonte: Bahia Noticias
Foto: Elton Andrade | Agência Andrade 

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.