Fonte: Jornal Valença Agora

Mais um marco para a história da Santa Casa de Misericórdia de Valença foi concretizado na manhã desta quinta-feira (3). A instituição inaugurou em cerimônia com a presença de sua equipe, autoridades e convidados, sua Clínica Cirúrgica, que foi batizada com o nome do médico ginecologista obstetra Antônio Agostinho de Santana e Silva. Familiares do homenageado, que faleceu em 2020, também se fizeram presentes.

Equipe da Santa Casa, autoridades e convidados prestigiam inauguração da nova Clínica Cirúrgica Dr. Agostinho (Foto: Valença Agora)

A nova Clínica Cirúrgica foi estruturada na antiga Neonatologia da Santa Casa, que estava desativada há 2 anos. A reforma durou cerca de 6 meses e envolveu a reestruturação de toda a parte elétrica, hidráulica, pontos de gases e ar comprimido, climatização, pisos de alta resistência, novos mobiliários e humanização do espaço. Todo o projeto teve um investimento de R$ 130 mil, fruto de recursos próprios.

Clínica está equipada com 27 leitos para pacientes pré e pós-cirúrgicos (Foto: Valença Agora)

A nova estrutura vai promover um salto de 7 para 27 leitos cirúrgicos, ampliando a vocação cirúrgica da instituição com a retomada das cirurgias eletivas e aumento do número de procedimentos em diversas especialidades, com destaque para a ortopedia, para atendimento SUS.

Em entrevista ao Jornal Valença Agora, o provedor da Santa Casa, Marcelo Cabral, falou sobre a homenagem ao Dr. Agostinho. “Estou muito realizado e feliz com a entrega dessa nova instalação, entrega que homenageia esse médico exemplar, humano, dedicado, que salvou muitas vidas, que trouxe muitas vidas ao mundo e que tem uma história aqui no hospital, infelizmente partiu precocemente, mas nos deixou um grande legado”, ressaltou.

“Essa inauguração é um marco importante para o hospital, esse novo Centro Cirúrgico vai alavancar a nossa vocação cirúrgica, com cirurgias ortopédicas e cirurgias eletivas. São mais leitos ofertados para os pacientes que vem do Centro Cirúrgico. Com recursos próprios fizemos esse investimento e quem ganha é a população com um espaço acolhedor como esse aqui”, acrescentou Marcelo Cabral.

O provedor Marcelo Cabral e o vice provedor Dr. Ronald Fonseca, na companhia de Agostinho Júnior, filho do homenageado Dr. Agostinho (Foto: Valença Agora)

Para o vice provedor Dr. Ronald Edington Fonseca, a homenagem foi “justíssima e merecidíssima”. “A Clínica Cirúrgica envolve o que Dr. Agostinho sempre fez, que foi cirurgia e também partos cesáreas, e do ponto de vista de equipamento existia essa carência, já que os leitos cirúrgicos foram ocupados pelas UTI’s do COVID. Felizmente esse espaço foi transformado nesse grande instrumento que é a marca da Santa Casa, dos grandes cirurgiões de sua história, como Dr. Heitor, Dr. Evilásio, que já faleceram; como Dr. Mustafá, Dr. Agenildo, Dr. Jorge, Dr. Eduardo, que já não estão mais em atividade cirúrgica; e como os cirurgiões atuantes Dr. Renato, Dr. Dilson, Dr. Osvaldo, Dr. Paulo Plessim, Dr. Carlos da Hora, Dra. Adelaide, e eu modestamente me incluo também, ou seja, uma marca importante na história da Santa Casa a Clínica Cirúrgica e sendo muito bem nomeada dedicada ao nome de Dr. Agostinho”, afirmou Dr. Ronald.

“A inauguração dessa unidade cirúrgica vem para fortalecer a nossa vocação cirúrgica, a Santa Casa sempre teve uma vocação cirúrgica muito grande e colocar nesse espaço o nome de Dr. Agostinho é homenagear não só a ele, mas também todos os médicos de sua geração e até anteriores como Dr. Mustafá, Dr. Renato, Dr. Evilásio, profissionais comprometidos com a profissão, com o hospital e com os seus pacientes a um nível extremo, profissionais que muitas vezes deixam de estar com suas famílias para estarem cumprindo sua missão como médico”, reforçou o Diretor Médico, Dr. Ricardo Fonseca.

Mural homenageia Dr. Agostinho por seu amor à medicina (Foto: Valença Agora)

O filho de Dr. Agostinho, Agostinho Júnior, se manteve bastante emocionado com a homenagem ao pai. “Hoje é um dia bastante emocionante, estou aqui revivendo vários momentos que eu passei com meu pai, vendo essa grande homenagem que a diretoria da Santa Casa fez para ele, agradeço ao provedor Marcelo Cabral, a toda a diretoria da Santa Casa, agora o nome de meu pai vai ficar gravado eternamente nessa instituição em que ele trabalhou por mais de 40 anos”, destacou.

Ivone Cidreira, Gerente Operacional e Santuzza Neri, Supervisora da Clínica Cirúrgica Dr. Agostinho (Foto: Valença Agora)

Santuzza Neri Pinto e Silva, viúva de Dr. Agostinho assume a supervisão do Centro Cirúrgico que homenageia seu ex-companheiro. “É uma honra muito grande falar de Agostinho, que só foi amor e gratidão, ele era muito humano, muito religioso, muito família e as virtudes que meu ex-companheiro deixou só me fazem muito feliz, nada mais do que merecida essa linda homenagem, porque ele foi um homem que se dedicou diretamente à profissão, para ele não tinha pobre, rico, o atendimento era sempre o mesmo. Convivi 25 anos com ele, não só como meu esposo, mas também como profissional, e isso realmente nos completava, e hoje pra mim é um orgulho supervisionar uma clínica com o nome de meu ex-companheiro, gratidão define para mim”, enfatizou Santuzza ao JVA.

A gerente operacional da Santa Casa, Ivone Cidreira, abordou a ampliação de leitos e sua importância para o hospital. “Estamos adicionando 20 novos leitos aos 7 que já existem, totalizando 27 leitos para pacientes pré e pós cirúrgicos. Esses leitos são 100% SUS, um espaço voltado tanto para qualidade quanto para a segurança no atendimento ao paciente. O perfil da Santa Casa contratualizado pelo SUS é voltado para a produção cirúrgica, é o nosso forte, são as cirurgias que dão a sustentabilidade da instituição, quanto mais cirurgias produzirmos, mais trazemos resolutividade para os pacientes de Valença e toda a região, e isso contribui positivamente para o faturamento da Santa Casa, pra gente ter a sobrevivência e conseguir custear todos os outros setores”, destacou.

O advogado Guido Magalhães Júnior, tesoureiro da instituição afirmou ser “uma honra muito grande integrar essa diretoria que teve a felicidade de escolher essa homenagem a Dr. Agostinho, um médico extremamente humano, competente, dedicado ao paciente, que a gente quer consagrar para todos os demais que aqui trabalham e venham a trabalhar, porque realmente o saudoso Dr. Agostinho encarna exatamente esse médico atencioso, pontual, dedicado, amante da medicina, da família, um médico brioso, um médico que realmente era um exemplo”, enalteceu.

“A Clínica Cirúrgica é um equipamento importantíssimo porque dará amparo a todas as cirurgias eletivas, que é uma das fontes de renda e de manutenção da Santa Casa, e também da importância que a Santa Casa tem para o Baixo Sul e para toda a Bahia. Um equipamento que foi feito com recursos próprios, com muito sacrifício, fruto de um esforço gigantesco para se conseguir equacionar uma instituição com tantas demandas da sociedade, demandas essas que deveriam ser supridas pelo governo do estado, pelo município ou até pelo governo federal e são supridas através da Santa Casa com o apoio desses entes citados”, observou Guido.

O advogado destacou ainda a necessidade da abertura da UPA em Valença. “Temos uma UPA praticamente pronta e que não funciona, se ela funcionasse tiraria da Santa Casa um grande gargalo que é ter que assumir um Pronto Socorro portas abertas 24 horas, é muito caro um PS, então uma das bandeiras que eu peço que os vereadores, os políticos, a imprensa e a sociedade defendam e lutem é a abertura da UPA, vamos botar essa UPA para funcionar, se os postos de saúde funcionarem bem, fizerem o atendimento de atenção básica, ajuda muito, desafoga o PS, consequentemente as pessoas serão melhor atendidas aqui”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Valença, Fabrício Lemos, prestigiou a inauguração representando o Legislativo. “Estou extremamente feliz pelo esforço do provedor Marcelo Cabral e toda diretoria, por com recursos próprios inaugurar essa Clínica Cirúrgica, que traz o nome de Dr. Agostinho, uma homenagem mais do que merecida pelos trabalhos que ele aqui fez, pela saúde que ele cuidou de Valença. Mesmo na dificuldade que ainda passamos, a Santa Casa se mantém de pé, cada dia trazendo mais investimentos, mais ações e a gente enquanto cidadão, enquanto político, parabenizamos toda a equipe por todo o empenho e que possamos dar mais condições e mais logística para atender melhor os pacientes que daqui precisarem”, disse.

O empresário Jaci Coutinho, membro da Irmandade da Santa Casa, lembra com carinho os adjetivos do homenageado. “Dr. Agostinho, um dos médicos dedicados a esta casa e nesse momento nada mais justo do que ser prestada essa homenagem a ele, então o Centro Cirúrgico com o nome de Dr. Agostinho, enriquece a todos nós pelo reconhecimento do que ele fez a nossa cidade, dedicado médico, muito prestativo, não olhava situação financeira, o desejo dele era encaminhar para melhorar a situação do paciente, então parabéns para a nossa cidade, para a Santa Casa e que dias melhores tenhamos”, desejou.

O secretário de Governo de Valença, Cláudio Queiroz, representou o prefeito Jairo Baptista na ocasião. “Alegria muito grande a honra de representar o poder público municipal, o prefeito Jairo, que em razão das fortes chuvas está rodando a cidade nas zonas mais críticas”, justificou. “Trago o abraço de reconhecimento a provedoria e toda equipe técnica da Santa Casa por mais esse equipamento que vem servir a sociedade valenciana e pela homenagem mais do que justa ao nosso querido e saudoso Dr. Agostinho, um profissional que ajudou a construir a história da Santa Casa, um profissional que fez muitos amigos e amigas ao longo da sua dedicada vida profissional e que, com certeza, hoje através da sua família sente o carinho e o reconhecimento de toda Valença através da entrega desse novo equipamento”, afirmou.

Quem também esteve representado foi o deputado federal Raimundo Costa, que encontrava-se na capital baiana defendendo recursos para a região. Raimundo mandou sua saudação através de seu filho, o vereador de Valença Ryan Costa.

“Estamos muito felizes por mais inauguração da Santa Casa, o deputado Raimundo Costa contribuiu muito para que isso pudesse acontecer, porque quando ninguém acreditava na Santa Casa, quando ela estava para falir, ninguém pensou em salvar a Santa Casa e ele, com o seu pensamento diferente de todos os outros políticos, acreditou que era possível que isso pudesse acontecer e graças ao provedor Marcelo e sua equipe, que vem mudando a história da Santa Casa junto com todos os outros parceiros que trabalham dia e noite para que isso possa acontecer, e que a população receba uma saúde de qualidade como merece”, frisou Ryan.

Para o vereador, ter um deputado federal nascido e criado em Valença, tem feito a diferença no município. “Quero ressaltar a importância de termos um deputado federal filho de Valença, filho de pescador, que acreditando no potencial da Santa Casa, muito contribui com recursos para melhorar a saúde do nosso município e Baixo Sul”, destacou.

 

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.