O líder comunitário, André Cairu preocupado com a situação em que vivem alguns animais está alertando nas suas redes sociais para o “Dezembro Verde’. André chama atenção para o cuidado que devemos ter com os animais e diz que  os maus-tratos e abandono de animais são problemas recorrentes que se agravam a cada ano, com índices maiores em períodos de férias e de festas.

André Cairu comenta que os animais não são descartáveis e abandoná-los é crime, segundo a Lei Federal nº 14.064/20, que alterou a Lei nº 9.605/1998 aumentando a pena de detenção de 1 ano para até cinco anos para crimes de abandono e maus-tratos a cães e gatos.

DEZEMBRO VERDE

A escolha do mês de dezembro para a campanha está relacionada ao fato de que, neste período do ano, os casos de abandono aumentam de forma expressiva, pois as pessoas costumam viajar nas férias e festas de final do ano e não tem onde deixar os animais. Nesse momento muitas pessoas decidem abandonar os animais em ruas, vielas e até em caçambas de lixo. “Quando as pessoas adquirem esses animais, eles esquecem que esse animal vai dar gasto de ração, cuidados veterinários, precisa tomar vacina, antipulgas e que a vida dele vai durar aí em média de 15 anos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.