Por Levi Vasconcelos

Diz Leo Prates, secretário da Saúde em Salvador, que a pandemia produziu a seguinte situação: a Covid ataca, os hospitais lotam, as autoridades fecham. A situação alivia, abre. E até agora, mais de um ano, tem sido assim.

E agora, às vésperas do São João, ainda nem saímos da ressaca do Dia das Mães, os hospitais estão lotados e a procura nas alturas.

– Entre as seis da manhã de ontem (anteontem) e as seis da manhã de hoje (ontem) só nas UPAS de Salvador, sem contar as unidades estaduais e particulares, 124 pessoas chegaram. É uma situação melindrosa.

Terceira onda —E dá para falar que teremos uma terceira onda? Com a palavra Fábio Vilas-Boas, secretário da Saúde do estado.

– Não podemos falar em terceira onda , a maré alta ainda não refluiu. Mas sem dúvida poderemos ter um agravamento da situação após os festejos juninos.

É justamente por isso que Rui Costa proibiu transporte intermunicipal três dias antes do São João e três dias depois justamente para tentar dificultar isso, já que no ano passado, mesmo sem festas na praça, o São João turbinou a Covid, a campanha eleitoral, no fim de ano foi mais aliviado, mas janeiro e fevereiro, mesmo sem Carnaval, produziram a situação atual.

Diz Leo Prates que a briga é entre salvar vidas e CNPJs.

– Infelizmente não temos escolha. Só nos resta seguir a cartilha prescrita.

Santo Antônio lamenta a morte de Vado dos Fogos

Osvaldo Prazeres Bastos, o Vado dos Fogos, o dono da fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus que explodiu em dezembro de 1998 matando 64 pessoas, morreu anteontem com mais de 80 anos, mas, segundo o advogado José Reis Filho, amigo da família, era uma figura conhecida e querida, nunca foi hostilizado por conta do episódio.

– Ele vendeu duas fazendas, pagou as indenizações. Há o entendimento coletivo de que ele também foi vítima de uma prática equivocada para a qual as autoridades nunca ligaram até dar no que deu, a tragédia.

Ele era casado com D. Dilu, que a vida inteira fez caridade. Lá, o que mais se fala de Vado é que era um mulherengo inveterado, tinha três famílias, fora as extras.

Lição de casa com a Covid

Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, pegou Covid e, embora seja bem resolvido financeiramente, fez questão de se internar no hospital municipal, segundo o próprio, ‘para onde todos vão’. Saiu dizendo ter feito a coisa certa.

– Foi até bom. Enquanto estive lá deu para perceber que o hospital está precisando de reformas. Vou fazer.

Wilson é prefeito de Andaraí pela terceira vez. E acha essa a mais difícil.

Uma dor em dose dupla

Olha que história triste. Semana passada morreu de Covid, em Olindina, José Antônio Batista Borges, o Zé de Zeca, mais de 80, homem do esporte, fundador do clube social da cidade, figura séria e respeitada.

A filha dele, professora Gorette, postou nas redes a tristeza pela dupla dor, a perda do pai e a solidão no velório. Olindina em peso compartilhou a dor. Para a tristeza geral, esta semana ela também partiu, vítima de Covid.

João Roma, a missão federal

João Roma, o ministro da Cidadania, reuniu-se no fim da semana passada com nove prefeitos da Chapada, cinco ligados a partidos aliados de Rui Costa, dois do DEM de ACM Neto e dois do PL.

Os aliados dele saíram animados. Dizem que o fato de ele ser pernambucano, mas eleito pela Bahia, ajuda a abrir as portas do Nordeste para Bolsonaro.

Mas entre políticos dizem que ele corre o risco de ficar sem nada, nem cá nem por aí.

Posição antecipada

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, diz que nos próximos dias vai se posicionar sobre mais de 100 pedidos de impeachment de Bolsonaro que dormem nas mãos dele. Baianos em Brasília dizem que a posição já está tomada. É contra. Aliás, dizem mais: o impeachment não vai andar porque Lira não quer.

Dinheiro falso

Acionados por populares, PMs prenderam no Morro de São Paulo, em Cairu, um cidadão que estava passando notas falsas de R$ 200. O caso foi levado para a Delegacia de Valença, que acionou a PF.

Sem saldo

O TCE condenou o ex-prefeito de Camamu Américo Silva a pagar pouco mais de R$ 153 mil por conta de irregularidades com a Sesab em 2010. Lá se diz que condenado ele está, mas não tem dinheiro para pagar. E aí?

Alerta no vice

Moradores de Capim Grosso, região de Jacobina, estão de antenas ligadas no Hospital do Subúrbio, em Salvador. Lá está o vice-prefeito Frank Neto (PT), 49 anos, internado com Covid. E as últimas notícias não são boas. Anteontem ele precisou ser intubado.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.