Lançamento do espetáculo que conecta Música e História acontece entre os dias 18 e 19 de maio na Caixa Cultural Salvador

A Caixa Cultural Salvador recebe entre os dias 18 e 19 de maio, às 20h, o lançamento do projeto #HISTOCA, um espetáculo que reúne Música e História, “que pretende convidar o público a resgatar fatos e momentos da própria vida, ao som de canções que marcaram época, sob efeito da lembrança do contexto histórico em que elas estiveram inseridas”, conforme define o cantor e compositor Alexandre Leão.

Quem não tem uma trilha sonora pessoal, composta por aquelas músicas que, ao primeiro acorde, já sequestram a mente para um fato marcante? O professor e historiador Ricardo Carvalho ressalta que é justamente “a história que toca a percepção e o coração de cada um para compreender a vida, sendo o elo entre o que acontece no agora e as contribuições do que se passou ao longo dos anos”.

A escolha do nome do espetáculo busca traduzir o objetivo de Alexandre Leão, Ricardo Carvalho e do diretor artístico Andrezão Simões, provocar os espectadores ao questionamento da relação entre música e história em suas trajetórias. Andrezão explica que o uso da hashtag antes da palavra “é a categorização de assuntos da modernidade associada ao sustenido que eleva as notas para cima, simbolizando a ampliação da consciência”.

Reunidos, os três resolveram criar um espetáculo imersivo para o público de todas as idades, pessoas que adoram conhecer a história da nossa terra de um jeito diferente, através desta associação de linguagens, da arte e da educação, da informação e da canção, da poesia e da melodia. Um dos exemplos é o próprio “Hino do Senhor do Bonfim”, sua composição e sua construção histórica, que envolvem a fé, a tradição e os festejos sagrados e profanos da maior festa popular de Salvador, depois do Carnaval.

No repertório, trechos e canções conhecidas, reconhecidas e relacionadas a uma aula afetiva e divertida sobre símbolos, acontecimentos e personagens culturais e históricas, compositores, heroínas e heróis dos tempos, que nos atravessam em costumes e manifestações sociais, políticas, artísticas, como a dança, a música, as tradições orais, culinárias, e tantas outras.

Ao aceitar o desafio de costurar o roteiro e o protagonismo interativo dos artistas, Andrezão Simões foi surpreendido “com a afinação e a afinidade de Alexandre e Ricardo nos assuntos e no palco. A estreia será concentrada em histórias e músicas da Bahia, mas já pensamos em ampliar para novos públicos e novos eixos temáticos, brasileiros, internacionais e continentais, da invasão do Brasil aos tempos atuais”, ressaltou o diretor.

No palco, Alexandre Leão (violão e voz), Joceval Santana (percuteria), Isaías Rabelo (teclado), Israel Ramos (baixo) e Ricardo Carvalho, nas contações de histórias, explicações e interações artísticas.

“#Histoca – tocando histórias” compõe o programa “Educativo Gente Arteira”. Mais informações em https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Salvador.aspx

SERVIÇO
O quê: #HISTOCA – tocando história
Quando: 18 (sábado) e 19 (domingo) de maio de 2024, às 20h.
Onde: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Centro.
Quanto: Ingressos gratuitos na plataforma Sympla a partir de 12h, do dia 14 de maio de 2024 (terça-feira).
Classificação: Livre.
Informações: (71) 3421-4200 / @caixaculturalsalvador https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Salvador.aspx

Foto by Sidnei Campos

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.