O músico e historiador valenciano, Zai Pereira, teve uma agenda cheia de shows no período carnavalesco da Austrália. Morando em Gold Coast há cinco anos, Zai se consagrou como um músico multi-instrumentista, cantor e compositor carismático e eclético, que vem animando a vida, não só dos brasileiros que moram lá, mas também dos australianos que acompanham as suas apresentações.

Conversando com a nossa reportagem, ele nos falou que o mês de fevereiro e março foram muito intensos. “Tivemos o tradicional Carnaval do Miami Marketta produzido pelo Folias Entertainment, onde eu me apresentei com a minha banda completa, o Bloco do Zai. Também me apresentei no Carnaval da Saudade no Club Burleigh, no Carnaval da Proibidona, uma festa LGBTQIA+ e após ter assistido ao primeiro show da turnê de Gilberto Gil na Austrália, no dia seguinte, eu me apresentei no The Brazilian Carnival, que aconteceu na capital de Queensland, em Brisbane. Para finalizar com chave de ouro, meu último show de Carnaval foi para as crianças brasileiras que vivem em Gold Coast. Isso sem falar das outras gigs privadas e de forró que aconteceram nesse período também!” Afirmou o artista.

Gilberto Gil está na turnê Aquele Abraço, na Austrália, tocando em várias cidades, acompanhado pela sua família de músicos e pela sua esposa Flora Gil. A produtora FIBRA é a responsável pela turnê que tem encantado brasileiros e australianos que tiveram essa oportunidade ímpar.

Zai Pereira se encontrou com Gilberto Gil no final do show. Ele apresentou a sua família para o ídolo e, quando ele falou que era de Valença, Gil exclamou: “Valença! Rio Una!”.

(João Gil, Zai Pereira, Gilberto Gil, Maíra Góes e Bem)

No dia seguinte, em 2 de março, aconteceu em Brisbane o The Brazilian Carnival que reuniu cerca de 6.500 foliões, consagrando a festa como o maior carnaval da Austrália. Entre atrações de músicos e DJs de várias partes da Austrália e do Brasil, Zai se apresentou com a sua banda e marcou o evento com a sua presença de palco e a sua voz afinada.

(Zai e Banda)

Nossa reportagem conversou com o produtor Victor Bakker. Ele explicou que quem começou essa festa foi o baiano Robson Silva, que infelizmente já não está entre nós, então essa festa é a segunda edição depois da partida dele. Segundo o Victor, “a ideia foi de continuar o legado do nosso grande amigo que sempre prezou muito pela disseminação da nossa cultura, fazendo essa, a nossa missão.”

(Foto Victor Bakker)

Perguntado sobre a sensação de produzir o maior carnaval da Austrália, ele disse:
“Sensação de dever cumprido, ver o sorriso no rosto de um mar de brasileiros no outro lado do mundo, não tem preço. Só nós imigrantes sabemos a saudade que temos do nosso país, da nossa cultura e tradições.”

O professor e músico Zai Pereira estará de férias na Bahia no mês de maio. Mas ele prometeu que irá fazer um show na cidade de Valença e que regravará a música autoral Valença como Amparo, para lançar nas plataformas digitais.

 

Zai Instagram:
https://www.instagram.com/_zaipereira

The Brazilian Carnival Instagram:
https://www.instagram.com/thebraziliancarnival

Spotify:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.