Após a extinção do incêndio, foi realizado o monitoramento da área atingida, para evitar possíveis reignições.

Após três dias de combate, bombeiros militares do 5° BBM, em Valença, extinguiram um incêndio que atingiu a região de Pratigí, em Ituberá. A atuação dos bombeiros ocorreu de sexta-feira a domingo (de 29 a 31). Para conter as chamas, os militares construíram aceiros. O combate também foi realizado com mochilas costais, além de enxadas, pás e foices. Após a extinção do incêndio, foi realizado o monitoramento da área atingida, para evitar possíveis reignições.

“Atuei nos três dias de combate. Coordenei e executei as ações de combate direto ao fogo e construção de aceiros junto com os colegas. Foi uma ocorrência complicada devido à extensão das áreas atingidas, à incidência de muito vento numa parte de terreno plano com uma vegetação caracterizada predominantemente por capim alto, e em outras partes a existência de mata fechada, com muita área de turfas, folhas e troncos de árvores caídas. Foram dias difíceis, mas a missão de proteger e salvar foi cumprida”, explicou o cabo BM Gil Marcos Lobo Souza, comandante da guarnição.

Caso perceba algum princípio de incêndio, o cidadão deve se abrigar em local seguro e entrar em contato com o corpo de bombeiros através da central 193. Os incêndios em vegetação podem causar diversos impactos ambientais, sociais e econômicos. Algumas atitudes podem evitar as queimadas, como, por exemplo, não atear fogo em pastos ou plantações, pois o fogo pode sair do controle rapidamente. Outra dica é verificar se as fogueiras foram bem apagadas, assim como não jogar bitucas de cigarro em áreas de mata. Os aceiros também devem estar bem limpos, assim como é importante manter a vegetação rasteira aparada.

Fonte: Tribuna da Bahia/ Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.