Por blog.audiency.io

Entre o momento em que chegam ao local de trabalho até o momento em que o som chega aos incontáveis ouvintes, os radialistas têm uma rotina cheia entre microfones e mesa de som, preparação, organização, edição e, acima de tudo, um eterno “quem sabe faz ao vivo”, como diria uma famosa cria do rádio. Empenhados na construção dos dias, parece mais que merecido que os radialistas tenham um dia para chamar de seu. Ou dois? 

21 DE SETEMBRO OU 7 DE NOVEMBRO? A HISTÓRIA DO DIA DO RADIALISTA

história do radialista simultaneamente à história do rádio no Brasil data das comemorações do centenário da independência, mais especificamente de abril do ano seguinte, 1923, quando a primeira rádio  começou de fato a operar.

Por 20 anos, apesar de sua expansão e da importância assumida durante o primeiro governo Vargas, as funções envolvidas no fazer o rádio não tiveram muita atenção do poder público. Sua regulamentação só foi acontecer em 21 de setembro de 1943, quando Getúlio Vargas assinou o decreto-lei nº7.984, que fixou o piso salarial de todos aqueles que trabalham com rádio, em funções em comissão ou permanentes, do diretor ao auxiliar de estúdio. A partir daí, em 21 de setembro, passou-se a comemorar o Dia do Radialista.

Após essa data, porém, faleceu Ary Barroso, famoso radialista e compositor de sambas como “Aquarela do Brasil” e “Rio de Janeiro”, que concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original em 1945. Em sua homenagem, em 2006, por meio da lei 11.327, o presidente na ocasião, Lula, transferiu a comemoração para o aniversário de Ary Barroso, 7 de novembro, instituindo assim o Dia do Radialista oficialmente.

Confira a Obra de Ary Barroso

Brasileiro é louco por rádio

O brasileiro é louco por rádio, ele faz a diferença na vida de muita gente, inclusive em algumas regiões do Brasil, o rádio ainda continua sendo a única fonte de informação da população, conforme mostra pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, onde mais de 80% dos brasileiros (3 a cada 5 ouvintes). Em 2022 já são 83% da população, um aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2021, que escutam rádio todos os dias, sendo que o consumo é de 3h58 horas por dia.

AUDIENCY, A PLATAFORMA DE DADOS DE RÁDIOS DO BRASIL

Independentemente da data de comemoração preferida e mais do que qualquer frase feita, o profissional de rádio torna seus todos os dias, infiltrando-se por todas as frestas, tomando todo e qualquer canto alcançável pelas ondas sonoras que escapam de qualquer aparelho minimamente sintonizado. E a Audiency, por sua vez, feito um radialista, permite que essa potência seja um pouco sua também!

Audiency facilita a vida de anunciantesartistas musicais e emissoras colocando à sua disposição os serviços que a maior plataforma de dados de emissoras de rádio do Brasil pode oferecer.
Para os anunciantes, uma completa solução para distribuição e monitoramento da publicidade. Já para os artistas, um completo dashboard com as mais tocadas, plays por emissora, cidade, região e até mesmo um completo sistema de distribuição. Para as emissoras, uma tecnologia que permite tanto monitorar a publicidade, quanto captar novos anunciantes.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.