O domingo de sol foi marcado com muita fé, amor e gratidão na tradicional Lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Uma multidão subiu a Colina Sagrada para renovar a fé na padroeira dos operários de Valença.

Um grande cortejo com o povo de matriz africana ao lado do prefeito Jairo Baptista; da primeira dama, Joana Guimarães e do Deputado Roberto Carlos foram ao adro com Babalorixás, Ialorixás e seus filhos e filhas de santo para pedir proteção a Nossa Senhora do Amparo.

Diversos pré-candidatos também estiveram presentes com seus grupos políticos. Alguns, parecendo uma corda de caranguejo pegaram carona no grupo do prefeito Jairo Baptista e reproduziram suas fotos nas redes sociais parecendo que estavam levando uma multidão; outros demonstraram uma força maior com  grupos representativos e seus aliados.

Após a Lavagem das escadarias, o Padre Marcos Reis abençoou a todos os terreiros e aos devotos presentes na Igreja de Nossa Senhora do Amparo.

A manifestação cultural, que atrai turistas de todo o País, se estende até o dia 8 de novembro. As comemorações teve início com novenas, realizadas a partir das 19h e a eucaristia conta com as presenças de padres vindos de outras cidades da região.

Além das rezas e cantorias, foram introduzidas barracas de bebidas, comidas e músicas não religiosas, como batuques, rodas de capoeira e de samba. As mudanças fizeram a festa sair da igreja e ir para as ruas. A população de Valença se reúne no coreto da cidade, em frente à Igreja do Amparo, para agradecer à padroeira as graças concedidas e pedir paz, fraternidade, saúde e bonança.

    

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.