A Câmara de vereadores de Valença aprovou hoje em duas votações a lei que institui como Bandeira oficial do município, o primeiro desenho criado pela professora Kimiko Sakaki de Sousa o qual passou a ser conhecido como símbolo representativo de Valença e aparece nos mastros, na prefeitura e em qualquer lugar que esse símbolo precise ser asteado para evidenciar a presença do município como representação oficial.

A Lei aprovada pelos vereadores registram  historicamente as identidades dos autores dos símbolos municipais, tais como: Bandeira: Kimiko Sakaki Sousa; hino, Macária Andrade e maestro Barrinha. O valenciano conhece a história de cada um desses símbolos municipais, porém, não existia uma lei de regulamentação  e autorização para disseminação no ensino das escolas do município.
A professora Kimiko que foi professora de matemática e de artes sempre foi muito criativa e trabalhou com as artes, tendo criado inclusive, as bandeira  do complexo Gentil Paraíso Martins e da Casa da Amizade de Valença.

A professora Macária Andrade foi também uma poetisa reconhecida em Valença, o que ocasionou a criação da letra para a melodia do Maestro Barrinha e foi reconhecida em vida como está sendo a professora Kimiko com sua arte tão importante para o município, pois todo lugar precisa ter sua bandeira e Valença teve a sorte de ter a professora e artista Kimiko Sakaki para criar.

A partir de agora o município terá seu símbolo registrado e oficial, e terá que ser padronizado para todo lugar onde necessite hastear o brasão.
Com informações do Blog Opinião/Irene Dores

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.