O prédio que abrigou o antigo Fórum de Valença, localizado na Triana, está passando por um processo de restauração minucioso, que não apenas visa a preservação física, mas também a conservação da rica história que o envolve.

Tombado sob a lei municipal 1.888/2007, o edifício é reconhecido como um patrimônio material da cidade e é notório por ter sido a residência do valenciano Conselheiro Zacarias.

Diferente de uma reforma convencional, a restauração de um prédio tombado é regida por diretrizes específicas que buscam manter sua autenticidade e características originais.

“Quando se trata de patrimônio tombado, não se fala em reforma, mas sim em restauração. O objetivo é aplicar medidas idênticas às originais para garantir a sua conservação, respeitando sua importância histórica e cultural”, enfatiza Gugui Martinez, Secretário de Cultura do município.

O antigo Fórum é mais do que uma estrutura de tijolos e argamassa; ele é uma testemunha viva das transformações que a cidade vivenciou e merece ser cuidada com o máximo de respeito e dedicação.

A restauração é um compromisso da gestão municipal, que não apenas garante a sua integridade física, mas também assegura que as futuras gerações possam mergulhar na história de Valença e compreender o legado que ele representa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.