O jornalista, escritor e poeta Florisvaldo Mattos receberá a Comenda Dois de Julho — a maior láurea do Legislativo baiano — por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes.

Nasceu no Município de Ilhéus, Bahia, a 8 de abril de 1932. Cursou o ginásio na cidade de Itabuna. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade da Bahia em 1958, onde integrou a equipe de redação da revista Ângulos, durante três anos. Participou do grupo literário que publicava a revista Mapa, em 1957-58.

Reside em Salvador onde foi chefe de Redação do “Diário de Notícias” e correspondente do “Jornal do Brasil”. Membro da Academia de Letras da Bahia.

Foi eleito membro da Academia de Letras da Bahia em 1994, empossado na Cadeira nº 31, em 1995, na vaga do poeta Carvalho Filho. Como poeta e escritor, começou a publicar em jornais e revistas, estaduais e nacionais, participando inclusive de antologias poéticas nacionais, já nos anos 1950, e em livros a partir de 1965. Tem publicado também poesia em antologias internacionais, especialmente de Portugal, Espanha, França e Alemanha. Tem pronunciado palestras sobre temas abrangentes de poesia, literatura, jornalismo e cultura, em reuniões e conclaves promovidos por entidades diversas, entre as quais colégios e faculdades.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.