A Secretaria Municipal de Saúde de Valença, em parceria com a Vigilância em Saúde e a Secretaria de Meio Ambiente, recebeu a visita da equipe da ADAB – Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia. A ADAB, responsável pela Defesa Sanitária Animal, Defesa Sanitária Vegetal e Inspeção de Produtos Agropecuários, esteve no município com o objetivo de realizar uma inspeção in loco.

Durante a visita, foi identificado um morcego portador do vírus da raiva por meio de exames realizados pela equipe. Essa descoberta gerou preocupação não apenas na região, mas também nas áreas vizinhas, devido à alta taxa de transmissão do vírus para várias espécies, inclusive humanos. Com base nessa constatação, foram realizadas inspeções em diversos locais na busca por possíveis focos de morcegos hematófagos, que são transmissores do vírus.

O médico veterinário do órgão estadual, Dr. Antônio Maia, concluiu que esse caso pode ser um evento isolado, no qual um morcego entrou em contato com outra colônia e se contaminou. No entanto, a Vigilância em Saúde do município de Valença continuará realizando inspeções necessárias e promovendo a conscientização da população em relação ao vírus da raiva. Serão fornecidas informações sobre os cuidados necessários e as formas de detecção dos sintomas, de modo que qualquer suspeita possa ser prontamente relatada aos órgãos competentes. Isso possibilitará uma ampla chance de prevenção e profilaxia.

A Prefeitura de Valença reafirma seu compromisso em garantir a saúde e o bem-estar de todos os munícipes, trabalhando em colaboração com as autoridades estaduais para combater a propagação da raiva e garantir a segurança da população. Para mais informações sobre a raiva e as medidas preventivas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Valença.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.