Foto by aloalobahia.com

"Entro na Academia de Letras da Bahia pelo trabalho que faço com a música e com a literatura, com a palavra"
Foto: Divulgação/ Assessoria

A artista baiana Maria Bethânia tomou posse na noite desta quarta-feira (3) como a nova imortal da Academia de Letras da Bahia (ABL). O evento aconteceu na sede da instituição e solenidade foi apenas para convidados.

 “Entro na Academia de Letras da Bahia pelo trabalho que faço com a música e com a literatura, com a palavra. Assim, o meu agradecimento em primeiro lugar é para os autores, poetas, escritores de modo geral”, afirmou.

Ainda durante seu discurso, Maria Bethânia agradeceu aos familiares, amigos e colegas, ao Senhor do Bonfim e a líderes religiosos do Candomblé. Ela destacou a inspiração dos pais e a importância do irmão, Caetano Veloso, em sua formação na música.

“Como [irmã] caçula, pude ouvir distraidamente todos os grandes compositores, cantores e cantoras do Brasil daquela época. Caetano me traduzia o que ele ouvia […] Caetano sempre foi meu guia e mestre do meu barco”, afirmou.

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, participou da posse. Ele compôs a mesa ao lado do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez; a Secretária da Secretaria De Promoção Da Igualdade (Sepromi), Ângela Guimarães; e Mãe Ângela, neta de Mãe Menininha do Gantois. A cerimônia foi comandada pelo acadêmico Ordep Serra, presidente da ALB.

A artista foi eleita como nova imortal em outubro de 2021, para ocupar a Cadeira 18.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.