Secretaria Municipal de Promoção Social promoveu homenagem ao 8 de março utilizando moradoras da cidade.

O interessante é que todos os rostos são de conterrâneas que fazem parte do cotidiano do município com as quais a população se reconhece. É sobre representatividade e valorização das pesssoas de Valença.

O texto é da professora e escritora Rosângela Góes, que mistura símbolos da cidade em trocadilho com o verbo UNIR, citando UNA, remetendo ao nosso rio.

Há referência também sobre três fatores essenciais para o avanço da rede de proteção às mulheres: o surgimento do NEAM, o fortalecimento do CRAM e a lei municipal vigente em Valença, de autoria de Fabrício Lemos, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Jairo, que proíbe agressores de mulheres ocuparem cargos públicos.

Além disso, comenta a “descendência caiçara”, lembrando nossos primeiros habitantes, que muito diz sobre as origens e raízes da capital do Baixo Sul.

A voz é de Pretta Passos, cidadã valenciana, radialista, que dá um toque emocional na locução.

E ainda tem, em outra publicação de hoje, a imagem da jovem Lorrana Conceição, de 21 anos, moradora do bairro da Bolívia, Miss Turismo Recôncavo, da produtora de Robson Veloso, Secretário de Juventude, que tem, há muitos anos, uma atuação muito importante no protagonismo juvenil de meninos e meninas que brilham nas passarelas.

Tudo isso deixou o dia de TODAS mais feliz, não só por comemorarmos conquistas e avanços na luta por direitos das mulheres, como também por ver a “prata da casa” participando de peças que elevam a autoestima de todo mundo que ama Valença.

Assista ao vídeo:

https://www.instagram.com/reel/CphmbNvA8mA/?igshid=YmMyMTA2M2Y=VALENCIANAS

 

Valencianas!

ELAS são coragem e ternura, força de uma em todas na corrente UNA que as sustenta.

Fracas nada! São é empoderadas e estão nas ruas e nos gabinetes, com o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher – NEAM, e o Centro de Referência e Assistência à Mulher – CRAM, frutos da rede de proteção e combate à violência doméstica, possibilitando que mulheres fiquem mais fortes quando se unem.

A sororidade delas sai fortalecida pela gestão municipal, com mais atenção à Saúde e à Educação, à Assistência Social e pela vigência da lei municipal que impede agressores de mulheres ocuparem cargos públicos.

Valencianas! Deus nos livre de qualquer lugar sem elas! E, se precisar de uma delas, são as Macárias e Celestes, Delzas e Joanas, Rosas e Marias no espírito de todas elas.

VALENCIANAS, mulheres que amam, descendentes caiçaras deste lugar chamado VALENÇA, vocês são inspiradoras de toda a nossa admiração e respeito!

Uma homenagem da Secretaria Municipal de Promoção Social, CRAM e NEAM.

#PrefeituradeValença
#ACapitaldoBaixoSul

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.