A Bahia deve ganhar uma montadora de veículos e recuperar parte dos empregos perdidos com o fechamento da Ford, em 2021, em Camaçari, na Região Metropolitana. De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), um dos itens da pauta do presidente Luz Inácio Lula da Silva durante visita à China será a instalação da montadora BYD na Bahia. A empresa já atua no estado, onde é responsável pelo projeto SkyRail (monotrilho) em Salvador, com o VLT do Subúrbio.

“Vem aí a retomada do desenvolvimento industrial do nosso Nordeste! O governo Lula negocia a instalação da montadora chinesa BYD, onde funcionava a antiga fábrica da Ford, em Camaçari. Lula vai visitar a China e dialogar sobre a instalação. Estamos na torcida!”, anunciou Jerônimo Rodrigues em publicação na sua conta oficial do Twitter.

O presidente Lula deve viajar à China no dia 28 de março e ficará por quatro dias em Pequim. O presidente brasileiro terá agenda com o líder chinês Xi Jinping, quando discutirá novos investimentos daquele país no Brasil.

A empresa chinesa BYD chegou ao Brasil em 2015,com inauguração, em Campinas (SP), da primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos. Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.

Em 2020, a empresa iniciou a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4) para abastecer a frota de ônibus elétricos. A BYD também comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis elétricos e não poluentes.

 

Foto by Bahia.ba

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.