Desenhista, autista e artista de Valença, que esteve com o presidente Lula essa semana, foi escolhido pelo Governador Jerônimo Rodrigues.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta quinta-feira (16) durante entrevista ao jornalista Mário Kertesz, que João Pedro de Oliveira Mercês, desenhista, autista e artista, será embaixador do autismo no estado.

Jerônimo destacou que vai criar um Centro de Referência em Autismo na Bahia e incluir esse tema no currículo das universidades para ajudar na formação dos professores. Ele disse que já solicitou autorização à mãe de João para que ele ajude a Bahia a avançar na inclusão.

“Eu queria muito que o João pudesse ser o embaixador desse tema do autismo, porque é uma situação nova para a gente. Nós professores, por exemplo, não fomos educados para entender o que é o autismo em sala de aula. Então às vezes dentro de casa ou na sala de aula a gente trata o autismo porque o menino é muito danado ou muito quieto, e às vezes até briga. Então nós temos que colocar isso no currículo das universidades para que a gente possa entender e compreender as pessoas que têm autismo, que têm deficiência. Essa pauta da pessoa com deficiência eu vou puxar. Eu pedi a ele e a mãe dele para ver se ele podia nos ajudar como embaixador ou para poder dialogar com os autistas. Nós vamos ter um centro de referência de autismo para poder compreender e formar as pessoas”, explicou o governador.

O governador contou que João Pedro, um jovem que conheceu nas atividades políticas em Valença, ligou pra ele e pediu para conhecer o presidente Lula, e prontamente o governador articulou o encontro, que aconteceu na última quarta-feira (15).

“João Pedro me mandou mensagem na segunda. Ele é um jovem, deve ter 16 ou 17 anos, mora ele e a mãe e ele queria ver o Lula. Aí no avião eu falei ‘Lula, tem um autista que acompanha a gente, ele é bem safo, me acompanhou em Valença nos comícios, e ele queria muito te ver. E ele [Lula] disse: ‘então leve ele amanhã quando você for para o aeroporto me despedir’. Aí eu pedi um carro, pegou ele com a mãe. E ficaram os dois conversando”

Jerônimo também disse que João Pedro quer conhecer o Palácio do Planalto e que o presidente Lula já pediu que marcasse a visita para que João “sente em sua cadeira”. “Eu vou levá-lo até Brasília”, disse o governador.

O artista de Valença, que tem 19 anos e hoje mora em Salvador, destatou que viveu a semana mais feliz da sua vida. Ele também conheceu o fotógrafo oficial do presidente da República, Ricardo Stuckert.

João é desenhista oficial do site e da TV Brasil 247 e está sendo mundialmente conhecido, tendo destaque nas redes sociais de celebridades de vários países. Ele presenteia personalidades com a sua arte recebe de volta o carinho e o agradecimento com repostagens e comentários de famosos nas publicações de seus desenhos.

Fonte: Baixo Sul em Pauta

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.