18 estudantes de 26 territórios de identidade participam da premiação do concurso na quarta (7), na Biblioteca Central

Voltado para os estudantes das escolas públicas e privadas da educação básica, a sexta edição do Concurso Escritores Escolares, premiará na próxima quarta-feira (7), 18 estudantes nas categorias prosa e poesia. A cerimônia, em que serão reveladas as colocações de cada estudante, acontecerá às 14h, na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB).

Os alunos que serão premiados são das cidades de Salvador, Jaracaci, Candeias, Coaraci, Salinas das Margaridas, Ruy Barbosa, Juazeiro, Santa Bárbara, Feira de Santana, Utinga, Araci e Antônio Gonçalves. Com o tema livre, os assuntos mais abordados nos textos foram pandemia, amor; mãe, reflexões sobre a vida, autodescoberta e preconceito.

“O Concurso dos Escritores Escolares é uma ação que estimula sobremaneira os estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio em uma escala interessante. A última edição atingiu 26 dos 27 territórios de identidade”, destaca Zulu Araújo, Diretor-Geral da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa).

Através das unidades escolares, o projeto teve sua abrangência ampliada para todo o Estado da Bahia, democratizando o acesso e gerando mais oportunidades para os jovens do Estado. O concurso é uma parceria da FPC com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC). Os contemplados poderão integrar sua vitória em sua grade curricular, passando a contar com o envolvimento direto das escolas e professores em sua realização.

“A maioria das escolas premiadas e dos estudantes são do interior do Estado, de escolas públicas”, aponta o Diretor. “Os textos de prosa e poesia tem sido de grande qualidade. A gente fez uma pesquisa pela Diretoria de Livro e Leitura (DLL), que identificou que os principais estimuladores do livro e leitura são os professores, os avós e os pais, mantendo a conexão da escola e a família neste processo”, explica.

Programação

Durante a cerimônia, os textos vencedores serão expostos ao longo do quadrilátero da BCEB. Na oportunidade, a escritora baiana Rita Santana conversa com Felipe Sacramento, um dos estudantes premiados na quarta edição do concurso, que acontece antes da premiação.

Os jovens contemplados levarão os seguintes prêmios: o primeiro lugar de cada uma das categorias leva um notebook e um kit com 30 livros; os vencedores do segundo lugar ganham um tablet e 30 livros, e, os estudantes colocados em terceiro lugar levam para casa um leitor de E-book e o kit com 30 livros.

Ao final da premiação, o MC Jaya Luuck, um dos jovens mais destacados no segmento do trap, com diversas apresentações pelo país, realiza um pocket show no encerramento da cerimônia.

SERVIÇO

Premiação do sexto Concurso Escritores Escolares

QUANDO: 7 de dezembro, às 14h

ONDE: Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB) – Rua General Labatut, 27 – Barris

Gratuito

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.