Batizado de Chocolat Xingu, o festival é iniciativa do empresário baiano Marco Lessa

Leila Caroline

Luiza Gonçalves, sob supervisão de Leila Caroline

 

A cidade de Altamira, localizada às margens do Rio Xingu, receberá entre os dias 30 de junho e 3 de julho uma edição do Festival Chocolate, batizado para a ocasião como Chocolat Xingu, reunindo especialistas, produtores e consumidores de cacau e chocolate de origem.

Criado por Marco Lessa em 2009, o Chocolat Festival é o maior evento de cacau e chocolate da América Latina, que se expandiu ao longo de 20 edições já realizadas. O empresário conta que o evento surgiu a partir da união da sua experiência com o ramo da comunicação e produção de eventos e da percepção da força do chocolate como elemento de grande riqueza cultural do sul da Bahia e motor de reação à crise da Vassoura de Bruxa, experienciada em anos anteriores. Inicialmente teve suas primeiras edições em Ilhéus e ao longo dos anos esteve em outras cidades da Bahia, no Pará e em São Paulo, reunindo marcas, comerciantes, chefs e amantes do universo chocolate.

WhatsApp Image 2022-06-30 at 16.07.20

Marcos destaca a importância do festival para a valorização da produção baiana e sua expansão entre o meio gastronômico e cultural. Atualmente residente em Portugal, o empresário prospecta uma edição internacional do Chocolat Festival, para divulgação  do chocolate Brasileiro, que considera um dos melhores produtos nacionais.

“O mundo reconhece quando há um produto de qualidade. No Brasil, a gente durante muito tempo internalizou que o bom é o de fora e na verdade o bom é bom. Tem bom de fora, tem que reconhecer, mas temos que valorizar, respeitar, promover e ter orgulho do que a gente tem. Não é um orgulho cego, tem que ter uma entrega e saber contar essas história”, diz.

A primeira edição do Chocolat Xingu pretende continuar o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau e do chocolate na região, além de fomentar a produção no brasileiro. Sobre a realização na localidade, o CEO comentou: “A região da Transamazônica, com Medicilândia, e os municípios banhados pelo Xingu formam um imenso pólo produtor de cacau de origem brasileira de qualidade. Já tivemos seis edições do Chocolat em Belém, nada mais justo levarmos o evento até a fonte de toda a sua riqueza”.

WhatsApp Image 2022-06-30 at 16.12.11

A programação começa nesta quinta-feira (30), a partir das 19h, com a abertura da Feira do Chocolate. Às 19h30 tem a aula de abertura do Cozinha Show com o chef Lucas Corazza. Na sequência, às 21h, acontece a coletiva de imprensa de lançamento do evento com as presenças da prefeitura de Altamira, governo do Estado do Pará e Marco Lessa, CEO do festival. Durante os quatro dias acontecerá a feira de venda de chocolates e outros derivados do cacau, contando com dezenas de expositores e a realização de cursos, palestras e workshops.

Serviço

Chocolat Xingu 2022

Quando: 30 de junho a 03 de julho

Onde: Centro de Eventos de Altamira

Entrada gratuita

Mais informações: www.chocolatfestival.com

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.