Por Wanderson Nascimento

 

Enfim, é São João! Uma festa tradicional presente em praticamente todo o país. Tem origem na idade média e foi trazida para o Brasil pelos portugueses, durante o período colonial. Os santos juninos são representados pelo Santo Antônio, São João e São Pedro.

No Nordeste, os festejos são mais intensos e marcados pelas famosas quadrilhas. Essa dança foi introduzida pelos lusitanos que, mais tarde, se popularizou pelas regiões interioranas do nosso território. As bandeiras coloridas, comidas e bebidas típicas, os chapéus de palha, queimas de fogos, fogueiras e trajes quadriculados compõem o seu cenário. Nesta época, aumentase o fluxo de pessoas circulando pela nossa cidade, beneficiando e aquecendo o comércio local.

Quem vai à feira-livre, pode notar a grande movimentação de agricultores negociando os seus produtos, tais como: amendoim, milho, farinha, laranja, etc. Um espaço/momento oportuno para quem deseja conhecer as diversidades culturais e o potencial agrícola do município.

Muitas pessoas também costumam passar a temporada junina na zona rural, festejando ao lado de familiares e amigos. Na sede, há diversas atrações locais e nacionais disponíveis ao público, além de concurso rainha do milho e quadrilhas. Ao som do triângulo, sanfona e zabumba, nada melhor que dançar um bom forró.

Viva São João!

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.