Por Wanderson Nascimento

O advento da internet na zona rural de Valença é uma realidade que está proporcionado melhor qualidade de vida aos agricultores. Antes, a falta de conexão impedia-os de terem acesso ao mundo digital com frequência. As informações chegavam apenas pelo rádio e TV. Embora limitada, a comunicação ocorria através de celular, plugado numa antena para captar o sinal (3G/4G).

Aproximadamente entre os anos de 2019 e 2020, as primeiras antenas de Internet via satélite começaram a ser instaladas em algumas residências. Porém, o seu alto custo aliado a baixa eficiência resultaram numa escassa aquisição do aparelho por parte dos moradores, principalmente os de baixa renda. Mais tarde, nos meados de 2020, finalmente a tão aguardada fibra óptica deu seus primeiros passos, graças ao empenho e pioneirismo da CONECT Telecom.

Oferecendo tecnologia de ponta, sinal estável, rápido, com menor latência e sem interferência eletromagnética. Além disso, com custo mensal acessível. Durante minhas vivências e andanças pela zona rural do município, noto que os benefícios dessa ferramenta são inúmeros. Porém, destaco a questão da saúde.

Na região do jequiriçá, por exemplo, o serviço de emergência(ambulância) funciona integrado ao sinal de internet. Em caso de necessidade, o morador pode acioná-lo( via WhatsApp), ser atendido e encaminhado ao hospital. Outrora, já houve casos de falecimento devido à ausência de veículo e comunicação para essa finalidade, considerando também a distância até a sede.

Os avanços apontados não dispensam outras necessidades do meio rural, onde o poder público por vezes se mostra ineficiente com o básico, a exemplo das vias por onde a produção agrária é escoada.

Sobre o autor

Uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.