Valença, no Baixo Sul, sediou, na última quarta-feira (14), um painel com o tema “Território Baixo Sul e as políticas de coleta, transporte e destinação final do resíduo sólido, promovido pelo Consórcio Ciapra – Baixo Sul,  em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR).

Estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pellegrino, o Prefeito de Gandu e Presidente do Ciapra, Leonardo Cardoso, o prefeito anfitrião Jairo Baptista, outros prefeitos e dirigentes municipais de Meio Ambiente. Segundo publicação do Ciapra, o objetivo do evento foi articular ações voltadas para a Política Territorial de Resíduos Sólidos, buscando alternativas consorciadas, entre os municípios da região.

O Diretor Executivo do Ciapra Baixo Sul, Leandro Ramos, apresentou o cenário atual da região e de cada município no tocante a Política de Resíduos Sólidos. Já a SEDUR apresentou as possibilidades de parceria e apoio do Estado para que as ações se concretizem na região.

Durante o encontro, o representante da empresa Torre Empreendimentos, apresentou a manifestação de interesse público, endereçada ao Ciapra, para estabelecimento de PPP – Parceria Público-Privada – na coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos dos 13 municípios.

Um dos encaminhamentos do encontro foi a criação da Comissão de Avaliação encarregada de analisar as propostas e os estudos decorrentes da manifestação de interesse da iniciativa privada, bem como o encaminhamento e aprovação dos Projetos de Lei que instituem a Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares – TRSD, dos municípios consorciados.

Com informações e fotos do Ciapra | Edição: Marcelo Dutra

 

Sobre o autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.