Na próxima quarta-feira, dia 27 às 15 horas, o espetáculo desembarca no @colegiochmj para realizar sua última apresentação dentro da programação proposta no Edital Mãe Mira, com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Prevista inicialmente para acontecer no mês de fevereiro, abrindo a programação letiva, o espetáculo foi adiado por conta das fortes chuvas que impediram os estudantes de chegar à escola e teve sua primeira apresentação realizada no @colegiocebbs com a comunidade quilombola do Jequiriçá.

O espetáculo, cuja proposta é, de forma bem-humorada, apresentar a visão de alguns protagonistas da independência, como o Corneteiro Lopes, o Tambor Soledade, Maria Quitéria e Maria Filipa, reinicia suas apresentações.

A peça escrita por Adriano Pereira e Chico Nascimento  (Tata Mangolegi), foi preparada especialmente para as comemorações do Bicentenário da Independência na Bahia e, montada em tempo recorde, teve sua estreia em Valença, na Praça da República, em julho do ano, passado, quando iniciaram-se as comemorações do Bicentenário.

 

Após, foi selecionada no Edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência da Bahia, da @funceb e apresentou-se em outubro, dentro da programação do Festival da Ostra, na comunidade quilombola do Kaonge, em Cachoeira, e na cidade de Feira de Santana, no mês de novembro. Passou também pela FLITA (Feira Literária de Aratuípe), onde encantou o público.

Para Adriano, ator e um dos autores, as apresentações em escolas na zona rural encaixam-se perfeitamente com a proposta do grupo e do texto: “Queremos utilizar a linguagem do teatro pra aproximar a juventude dessa história tão importante que foi a participação popular na independência. Por isso optamos por espaços como praças e escolas. Sempre depois do espetáculo, abrimos um bate-papo e há muita identificação com as personagens, principalmente femininas. As pessoas passam a entender melhor a história. Na verdade abriríamos a turnê nesta escola do Bonfim, mas por conta das chuvas, invertemos e estaremos, comemorando o Dia do Teatro no Bonfim”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.