Denúncias de um vereador apontadas como “infundadas” sobre a coleta de lixo do município de Cairu foram divulgadas nas redes sociais, no domingo (17/03).

Em resposta, a prefeitura esclareceu que em Morro de São Paulo existem três turnos de coleta, diferente do que foi relatado. “Os valores atribuídos na matéria com gastos com o lixo são desmentidos pois não se pagou 1,7 milhão por mês. Na verdade, o valor refere-se aos três meses da prestação dos serviços”.

“A operação de transbordo do lixo da ilha de Tinharé é uma complexa operação que possibilitou o encerramento do lixão a céu aberto no Morro de São Paulo. Dos recursos obtidos pela Tarifa sobre Uso Patrimônio do Arquipélago (TUPA), 50% são destinados integramente para essa operação, que retira diariamente, em média, 25 toneladas de lixo”, pontua.

 

A gestão acrescentou que “quanto ao saneamento básico, o município tem contratado com a Embasa um programa que prevê, além da manutenção, ampliação e implantação dos sistemas de esgotamento sanitário do Morro de São Paulo, Gamboa, Sede (Cairu) e Boipeba”.

 

 “Na segurança pública, o município coopera em convênio de logística com o governo do estado. Na Saúde, Cairu é exemplo de excelência na prestação de serviços, enquanto a Educação cairuense é a de melhor desempenho geral na região no Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) 2023, divulgado recentemente”, acrescentou.

Por fim, a gestão municipal de Cairu disse que está “à disposição dos interessados para detalhar informações sobre todos os contratos realizados até aqui”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.